Por: Redação NL | Publicado em 22 de junho de 2020

Compartilhe

 No aniversário de 25 anos da concessão dos serviços de água e esgoto, Limeira conclui sistema de tratamento de lodo da ETA

 A BRK Ambiental, empresa responsável pelos serviços de água e esgoto de Limeira, concluiu a obra de implantação do Sistema de Tratamento de Lodo na Estação de Tratamento de Água (ETA) do município. A conclusão ocorre no mesmo mês em que a concessão completa 25 anos na cidade e demonstra os investimentos contínuos no município.

 Com R$15 milhões aplicados no novo sistema, a obra de implantação do tratamento de lodo na ETA faz parte de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre o Município e o Ministério Público. O investimento consistiu na construção de um conjunto de tanques de adensamento para o recebimento dos resíduos de lavagem dos filtros e dos decantadores da ETA. O objetivo é separar o resíduo/lodo gerado nesses processos e encaminhá-lo para tratamento e destinação adequada.

 “Os tanques de adensamento irão receber todo o lodo gerado no processo de tratamento na ETA e foram construídos de uma maneira que facilite a separação do resíduo da água. É como uma pirâmide invertida, em que o lodo fica acumulado no fundo”, explica Heitor Mendonça, gerente de engenharia da BRK Ambiental em Limeira.

 Após esse primeiro processo de separação dos resíduos da água, o lodo é encaminhado para os Geobags, dispositivos responsáveis por sua desidratação, onde ocorre o processo de desaguamento. “Nessa fase, é realizada uma separação mais efetiva do lodo e da água. É então que conseguimos coletar o lodo compactado e desaguado e encaminhar para o aterro sanitário.

 Para a água clarificada, que sai desse segundo processo, teremos a opção de retorná-la para o início do tratamento na ETA, sendo reaproveitada, ou de destiná-la ao corpo hídrico livre da contaminação dos sólidos”, complementa o gerente.

  A concessionária instalou uma tubulação de 180 metros de extensão, com 600 mm de diâmetro, responsável por encaminhar o resíduo do tratamento da ETA para o novo sistema de Tratamento de Lodo. A tubulação é de Polietileno de Alta Densidade (PEAD), material mais resistente a deformações e grandes pressões, e com baixo efeito de incrustação.

 “Cerca de 500 toneladas de lodo são geradas mensalmente na ETA de Limeira. Com a tecnologia de geomembranas, o tanque de adensamento de 4.500 m³ recebe 25m³ por hora de efluente gerados na lavagem dos decantadores e dos filtros, resultantes do regime de operação da ETA de 20 h/dia”, complementa o gerente.

 Primeira cidade do país a conceder os serviços de água e esgoto à iniciativa privada, em junho de 1995, Limeira chega à marca histórica de 25 anos da concessão com os serviços universalizados, ou seja, com 100% de cobertura de água e de coleta e tratamento de esgoto em toda a área urbana do município. Um cenário bastante diferenciado na comparação com a maioria das cidades brasileiras.

 Com os serviços de saneamento concedidos à iniciativa privada, Limeira recebeu investimentos superiores a R$ 500 milhões nos últimos 25 anos.

 A BRK Ambiental, responsável pelos serviços de água e esgoto no município, destaca entre os principais avanços no período, a universalização dos serviços de esgotamento sanitário; conquistada em 2010, quando se atingiu 100% de esgoto tratado, e de extrema importância para a população e para o meio ambiente.  Com a coleta e o tratamento de todo o esgoto gerado em Limeira, esse trabalho já evitou que 6,04 bilhões de litros de esgoto sem tratamento fossem despejados nos rios e córregos do município.

 A concessionária se mantém à disposição dos clientes nas redes sociais, no site www.brkambiental.com.br/limeira e pelo telefone 0800 771 0001. A ligação é gratuita e o atendimento funciona 24 horas por dia.

 Para  saber mais informações sobre os benefícios da coleta e do tratamento de esgoto, acesse o Blog BRK Ambiental. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários