Por: Renan Isaltino | Publicado em 23 de junho de 2020

Compartilhe

 Diversos municípios da região também recuaram nesse processo, como Cordeirópolis, Campinas, Valinhos, Mogi Guaçu e Mogi Mirim

 Seguindo orientação do Grupo Técnico de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus (Covid-19), o prefeito Mario Botion determinou o recuo das medidas de flexibilização das atividades não essenciais em Limeira. A decisão levou em conta o crescimento dos casos de Covid-19 e o aumento do índice de ocupação de leitos.

 O anúncio ocorreu na tarde desta terça-feira (23), em entrevista coletiva online no Paço Municipal (Edifício Prada). O conjunto de medidas restritivas valerá da próxima quinta-feira (25) até 5 de julho e será publicado amanhã (24) no Jornal Oficial do Município – disponível no site da prefeitura (www.limeira.sp.gov.br).

 Botion destacou que desde o início da flexibilização determinada pelo governo estadual, em 1º de junho, houve aceleração dos novos casos da doença, da ordem de 62,64 %, e do volume de óbitos, que cresceram 53,85%. O quadro foi acompanhado do aumento da taxa de ocupação dos leitos da Unidade de Referência Coronavírus (URC), que passou de 40% para os atuais 89,1%, segundo dados apresentados pelo diretor de Vigilância em Saúde, Alexandre Ferrari.

 Lembrando que diversos municípios da região também recuaram nesse processo, como Campinas, Valinhos, Mogi Guaçu e Mogi Mirim, Botion enfatizou que a preocupação maior é com a preservação da vida das pessoas. E acrescentou que até 5 de julho, o município terá “fôlego” para ampliar a capacidade dos leitos de UTI e de colocar em prática outras ações para oferecer à população todo o suporte de saúde necessário.

 “Não medimos esforços para enfrentar a pandemia, criamos a URC em parceria com hospitais do setor privado e público – algo inédito na cidade. Mas infelizmente, tivemos vidas perdidas, não por falta de empenho, mas pela característica da pandemia que assola o mundo”, afirmou o prefeito, ao expressar solidariedade aos familiares e amigos das vítimas.

 Mais uma vez, Botion fez apelo para que a população respeite as regras de distanciamento social, evitando as aglomerações e redobrando os cuidados com a higienização. “O uso da máscara também é um item importantíssimo para o controle da pandemia”, comentou.

 RESTRIÇÕES

 O secretário de Assuntos Jurídicos, Daniel de Campos, esclareceu que a partir da próxima quinta (25), o município voltará à fase 1 (vermelha) do Plano São Paulo, que prevê apenas o funcionamento das atividades consideradas essenciais. Ele destacou que a prefeitura irá intensificar a fiscalização do cumprimento desse regramento, sobretudo em relação à realização de festas na área rural da cidade. “É importante lembrar que todos os eventos com aglomeração de pessoas estão terminantemente proibidos”, frisou.

 Atividades religiosas ficam permitidas, desde que mantenham ocupação de até 30% da capacidade e que as normas de higienização sejam cumpridas. Já as feiras-livres podem manter o funcionamento, porém as barracas destinadas ao consumo de alimentos “in loco” serão proibidas.

 O Notícia de Limeira questionou a Prefeitura sobre o possível aumento de pessoas no Centro amanhã (24), já que será o último da flexibilização do comércio. De acordo com Daniel de Campos, a população deve colaborar para que o aumento de casos não continue no município. “Nós pedimos a colaboração da população justamente para que haja esse distanciamento social. Todas as medidas são tomadas para preservar a capacidade do atendimento e preservando a capacidade do atendimento, se preservará vidas. Então contamos com a colaboração da população”, disse o secretário.

 TESTES

 Quanto à aplicação dos testes rápidos, o secretário de Saúde, Vitor Santos, disse que até a próxima semana espera atender todas as pessoas que aguardam a realização do exame. Além da carreta voltada aos testes rápidos – com capacidade de realizar até 300 exames por dia – ele informou que a prefeitura dispõe de quatro unidades móveis para coletar o exame na própria casa do paciente.  “Vamos ampliar a testagem para abordar cada vez mais precocemente os pacientes sintomáticos”, frisou.

 Outra ação anunciada pelo secretário tratou da vacinação contra a gripe. A partir de amanhã (24), a vacina estará disponível para todos os públicos – até então, a campanha era voltada apenas aos grupos de risco. Para o procedimento, basta que o munícipe procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima, com sala de vacinação.

 Todas as informações precisas e confiáveis sobre o coronavírus podem ser encontradas no site da prefeitura. O endereço é: www.limeira.sp.gov.br/coronavirus (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários