Por: Renan Isaltino | Publicado em 25 de junho de 2020

Compartilhe

 Município conta até o momento com 240 casos positivos de covid-19

 Seguindo as orientações do comitê gestor de combate ao novo coronavírus, o chefe do Executivo, Adinan Ortolan, por meio de coletiva de imprensa online anunciou na última terça-feira (23), o retrocesso de flexibilização dos estabelecimentos de serviços não essenciais na cidade. A decisão tem como objetivo barrar o crescimento dos números de Covid-19 em Cordeirópolis, consequentemente, na região.

 Na manhã desta quinta-feira (25), por meio de transmissão ao vivo o prefeito, juntamente com a secretária de Saúde, Jordana Cassetário, trouxeram um panorama do número de casos de coronavírus. “Até a presente data, Cordeirópolis apresenta o seguinte cenário: 240 casos confirmados, 66 estão recuperados, 169 em isolamento, nenhum paciente encontra-se internado na Unidade de Referência Coronavírus (URC) em Limeira. Infelizmente temos 05 óbitos”, detalhou a secretária de Saúde.

 Com a participação massiva da população, o prefeito destacou sobre a testagem em massa realizada na cidade. “Um diferencial desta gestão é a testagem em pacientes com sintomas leves e em seus comunicantes. Os números apresentam neste momento que a Secretaria de Saúde, realizou 898 testes rápidos e 800 testes de PCR. Vale lembrar, que esse número é atualizado a todo o momento, por conta da frequência de testes realizados no Hospital Municipal”, completou.

 Diga não, a Fake News

 Aproveitando a oportunidade, a secretária de Saúde, esclareceu sobre as notícias falsas que circulam nas redes sociais e aplicativos de mensagem sobre os óbitos suspeitos de Covid-19 na cidade. “Seguimos dois protocolos sanitários: do Estado de São Paulo: www.saude.sp.gov.br e do portal do Ministério da Saúde, no ícone “orientações para codificação das causas de mortes no contexto de Covid-19” – www.saude.gov.br. Ou seja, quando o morador vem a óbito em sua residência, principalmente quando o mesmo é acamado e apresenta quadro clínico de doenças, é necessário colher o teste, tornando-o como morte suspeita de Covid-19. Este é o protocolo sanitário do Estado de São Paulo e do Ministério da Saúde, por isso não propague notícias falsas, tem dúvidas? Procure-nos, estamos à disposição!”, disse Jordana.

 Teleatendimento diferencial

 Para dar suporte aos pacientes positivados de Covid-19, Cordeirópolis conta a partir de agora com o atendimento via telefone de uma profissional qualificada para tirar dúvidas de sintomas, além de orientar o paciente da importância do isolamento social. “Desde que registramos o primeiro caso, as enfermeiras entram em contato diariamente com os positivados. Agora, os pacientes também contam com uma profissional exclusiva, a cirurgiã geral Dra. Emille Hajala, para atendê-los enquanto estão em isolamento”, explicou o prefeito.

 Reconhecimento

 Os agradecimentos ficaram por conta do secretário de Governo, Nivaldo Menezes, que mais uma vez reforçou o trabalho de todos os setores em prol da população. “Trabalho incansável que estamos realizando para conter o avanço do vírus. Profissionais da Saúde, Vigilância Sanitária, Guarda Municipal, profissionais da limpeza, departamento de Fiscalização, todos estamos unidos e, a conscientização da população, é primordial para passarmos da “melhor maneira” essa fase difícil”, aproveitou para lembrar, o secretário de Governo, Nivaldo Menezes. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários