Por: Renan Isaltino | Publicado em 25 de junho de 2020

Compartilhe

 A tubulação existente foi removida

 Uma antiga passagem subterrânea de água, que conectava o lago do Horto Florestal de Limeira a um segundo lago externo, na Via Jurandyr Paixão, vem sendo totalmente reformulada. A tubulação existente foi removida. E uma grande estrutura de concreto e barras de aço, de 4,26 metros de largura por 2,30 metros de altura, aumentará a vazão de água entre os lagos, evitando a ocorrência de alagamentos em períodos chuvosos.

 A ação faz parte da obra de duplicação da Jurandyr Paixão e é executada por empresa licitada pela prefeitura, com a fiscalização da Secretaria de Obras e Serviços Públicos.

 Como a área exigia a instalação de uma passagem de água muito maior que os pré-moldados disponíveis no mercado, houve necessidade de moldar a peça (chamada aduela) no próprio local.

 Segundo o responsável pela pasta, Dagoberto Guidi, o processo de fabricação é complexo. Inicialmente, os operários fazem a montagem das formas metálicas. Na sequência, há a amarração da estrutura com barras de aço, e por fim, a concretagem. Em razão da dimensão do projeto, a produção da peça foi dividida em três partes, sendo que as duas primeiras já foram concluídas.

 Após a intervenção, um novo pavimento asfáltico será colocado no local e a pista ganhará elevação de aproximadamente 1 metro de altura em relação ao antigo traçado.

 Durante as obras, iniciadas há dois meses, foi aberto um desvio para que o fluxo de veículos tivesse continuidade. De acordo com o engenheiro da Secretaria de Obras, Rafael Justi Torrezan, mais de 70% dos trabalhos já foram concluídos. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários