Por: Renan Isaltino | Publicado em 3 de julho de 2020

Compartilhe

 O Ambulatório Referência de Combate ao Coronavírus (ARC) funcionará a partir da próxima semana

 Em razão do aumento da incidência de coronavírus na cidade, a Prefeitura de Limeira está criando um novo espaço de atendimento, o Ambulatório Referência de Combate ao Coronavírus (ARC), que funcionará a partir da próxima semana. Além disso, o hospital Humanitária passa a se dedicar exclusivamente ao atendimento dos casos de coronavírus e de Síndrome Respiratória Aguda Grave. O processo de ampliação da estrutura de saúde na cidade foi detalhado pelo secretário da pasta, Vitor Santos, durante coletiva online de imprensa, nesta sexta-feira (3), no Paço Municipal. O secretário esteve acompanhado do diretor de Vigilância em Saúde, Alexandre Ferrari, que atualizou os números da doença – foram 220 confirmações nas últimas 24 horas.

 O Ambulatório Referência de Combate ao Coronavírus (ARC) vem sendo montado próximo ao hospital Humanitária. O serviço contará com consultório, testes de PCR e testes rápidos, além de uma farmácia que irá disponibilizar medicamentos para o tratamento dos pacientes de Covid-19, incluindo aqueles que enfrentam a doença em seu estágio inicial. Com o Ambulatório, Vitor Santos espera desafogar o fluxo de pacientes nas demais unidades de Pronto-Socorro no município. Já os testes, segundo ele, darão “ainda mais velocidade à resolução do diagnóstico dos pacientes notificados”.

 Conforme planejamento do Grupo Técnico de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus (Covid-19), o hospital Humanitária será o serviço de referência pleno para os casos de Covid-19 e demais síndromes respiratórias.

 ALTERAÇÕES

 Para tanto, Vitor Santos esclareceu que os clientes do convênio médico da Humanitária serão atendidos pela Medical, seja nos casos ambulatoriais ou nas internações. Os serviços que eram oferecidos por meio do SUS serão divididos entre a UPA 24 horas do Abílio Pedro (sobretudo psiquiatria, pediatria e ginecologia/obstetrícia) e as unidades de Pronto Atendimento da prefeitura. Enquanto os atendimentos que envolviam internações serão absorvidos pela Santa Casa.

 Outra medida relacionada à Humanitária é a ampliação da Unidade Referência Coronavírus (URC), que ganhará mais 18 leitos, sendo nove de UTI e nove de atendimento clínico. Todos os novos leitos de UTI serão equipados com respiradores.

 O prefeito Mario Botion destaca que todos os esforços da administração visam oferecer o atendimento adequado a população nesse momento de extrema preocupação com o aumento dos casos de Covid-19 no município. Ele ainda reforça o pedido para as medidas de higiene, distanciamento e uso de máscara, além de não aglomeração por parte da população.

 Para o secretário Vitor Santos, o respeito a essas normas, conforme o secretário, ajuda a reduzir a velocidade de contaminação pelo coronavírus, possibilitando que a estrutura de saúde atenda integralmente os pacientes.

 Serviço:

 – Unidade de Referência Coronavírus (URC): Av. Doná Antônia Valverde Cruãnes, 70 – Jd. Nova Itália

 – PA Parque Hipólito 1: Rua Arlinda Abreu Ribeiro, s/nº

 – PA Jardim Aeroporto: Av. Antônio de Luna, s/nº

 – PA Infantil (Hospital da Criança): Rua Sete de Setembro, 932 – Centro

 – UPA 24 Horas: Rua Waldemar Panaro, 500 – Parque Abílio Pedro.

 UBSs de Referência:

 – UBS Nova Europa – Rua Dona Eliza Sthalberg, 366

 – UBS Morro Azul – Rua Oswaldo Bertolini, 500

 – UBS Novo Horizonte – Rua Nelson Ferraz da Silva, s/nº

 – UBS Boa Vista – Rua Castro Barreto, 162

 Hospitais Particulares (para quem tem plano de saúde):

 – Medical – Av. Ana Carolina de Barros Levy, 124

 – Unimed – Rua da Boa Morte, 774

 – Frei Galvão – Rua Bahia, 1.101 – Vila Cristovam (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários