Por: Renan Isaltino | Publicado em 10 de julho de 2020

Compartilhe

 A campanha ocorre de forma virtual, e tem por objetivo promover a conscientização quanto a redução do uso do plástico

 “Desplastifica: mudando hábitos por um planeta com menos plástico e poluição”. Este é o tema da palestra que será ministrada pela professora da Faculdade de Tecnologia da Unicamp, Carmenlucia Santos Giordano Penteado, no canal de Youtube da Prefeitura de Limeira (youtube.com/preflimeira). A atividade será transmitida ao vivo, no dia 15 (quarta-feira), a partir das 14h. A iniciativa integra a campanha “Julho sem Plástico”, promovida pelo departamento de Educação Ambiental, da Secretraria de Meio Ambiente e Agricultura.

 A diretora de Educação Ambiental, Patrícia Kühl, ressalta que a campanha ocorre de forma virtual, e tem por objetivo promover a conscientização quanto a redução do uso do plástico. A equipe do departamento preparou material informativo, que será divulgado ao longo do mês de julho nos canais oficiais da Prefeitura. “Realizamos uma ampla pesquisa sobre os hábitos de consumo dos brasileiros e identificamos que é importante que as pessoas se conscientizem sobre a reciclagem e também sobre a diminuição da geração de resíduos plásticos”, conta.

 O prefeito Mario Botion destaca a importância de ampliar a reflexão sobre o tema. “A redução da geração de resíduo plástico é um dos grandes desafios do nosso tempo, e deve envolver toda a sociedade. Enquanto poder público, é nosso dever levar conscientização para todas as pessoas”, diz. Cada brasileiro produz em média 1 kg de resíduo plástico por semana, sendo que apenas 1,28% do material coletado é efetivamente reciclado. A média mundial é de 9% do material reciclado.

 MINI-CURRÍCULO

 Carmenlucia Santos Giordano Penteado é professora doutora da Faculdade de Tecnologia da Unicamp, nos cursos de graduação em tecnologia em saneamento ambiental e engenharia ambiental. Também atua no programa de mestrado e doutorado em tecnologia da Unicamp. Sua área de ensino e pesquisa está relacionada com gerenciamento de resíduos sólidos, resíduos sólidos industriais, urbanos, eletroeletrônicos e de construção civil, produção mais limpa e avaliação do ciclo de vida.

 Possui graduação em engenharia (UFPR), mestrado em engenharia química (UFSCar) e doutorado em ciências da engenharia ambiental (USP). Realizou doutorado sanduíche na Universidade de Nebraska, Estados Unidos, na área de Prevenção à Poluição Industrial. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários