Por: Renan Isaltino | Publicado em 14 de julho de 2020

Compartilhe

 Projeto da vereadora Erika Tank adere à campanha mundial

 A data 21 de setembro será lembrada, todos os anos, como Dia Municipal da Limpeza em Limeira. O Projeto de Lei N° 180/2019, de autoria da vereadora Erika Tank (PL), que inclui a campanha no Calendário Oficial de Datas e Eventos do Município foi aprovado na sessão ordinária desta segunda-feira (13). A ação visa a promover a mobilização de voluntários para a limpeza das cidades e é conhecida mundialmente.

 Antes de o projeto ser votado, a vereadora Erika Tank apresentou dois vídeos durante a sessão, para explicar a origem e o objetivo da campanha. Ela citou que a ação começou na Estônia, em 2008, quando 50 mil pessoas se reuniram para limpar o lixo despejado ilegalmente em terrenos baldios do país inteiro em apenas cinco horas. Essa iniciativa reduziu o problema daquele país em 75% e foi realizada por voluntários. “O sucesso se espalhou pelo mundo e, hoje, são centenas de países que organizam limpezas baseadas no mesmo modelo”, justificou a parlamentar.

 Em 2019, segundo Erika Tank, no dia 21 de setembro, 160 países se mobilizaram para 24 horas de limpeza, em uma ação que simboliza a necessidade de conscientização da sociedade para um problema maior do descarte irregular de resíduos sólidos urbanos.  “A conscientização e voluntariado caminham lado a lado neste projeto pelo meio ambiente e são extremamente importantes para a vida de uma cidade”, destacou a vereadora.

 A data foi instituída no calendário da cidade em equivalência ao Dia Mundial da Limpeza (World Cleanup Day).  A regulamentação da lei é de responsabilidade da Prefeitura, que terá prazo de 60 dias a partir da data de publicação. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários