Por: Renan Isaltino | Publicado em 14 de julho de 2020

Compartilhe

 Um certificado entregue ao município celebrou a conquista

 A rede de ensino de Limeira foi reconhecida pelo projeto “Educação que faz a Diferença”, do Instituto Rui Barbosa (IRB) e os Tribunais de Contas Estaduais (TCEs) do país com jurisdição na esfera municipal. O estudo reconheceu as redes de ensino em todo o Brasil que têm feito a diferença na vida dos alunos. Um certificado entregue ao município celebrou a conquista.

 Todas as redes de ensino municipais do País, com pelo menos 5 escolas da mesma etapa e no mínimo 150 alunos, eram indicadas para o estudo. De acordo com o instituto, o mapeamento de boas práticas focou somente o ensino fundamental, por ser de competência dos municípios a garantia da universalização do acesso e a qualidade nessa etapa.

 O estudo envolveu dados de aprendizagem dos estudantes em língua portuguesa e matemática nos anos iniciais e finais do ensino fundamental, medidos pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Após a análise dos indicadores educacionais (pesquisa quantitativa), os pesquisadores determinaram, dentro do grupo de redes elegíveis, quais deveriam ser estudadas em profundidade (pesquisa qualitativa).

 As redes escolhidas receberam os auditores dos Tribunais de Contas, que realizaram observações de aulas e uma série de entrevistas com estudantes, professores, coordenadores pedagógicos, gestores e profissionais da Secretaria Municipal de Educação e da Coordenadoria Regional de Ensino. As visitas ocorreram ao longo dos meses de agosto, setembro e outubro de 2019. O resultado foi divulgado no último dia 25.

 O secretário de Educação, André Luis De Francesco enalteceu o trabalho de toda a equipe da pasta, dos gestores, educadores e parceiros para que Limeira fosse reconhecida. “A Educação não é uma chegada. É um caminho. E esse caminho tem sido muito bem trilhado, em especial nesses últimos anos. Esse reconhecimento valida todo o trabalho de base e de fortalecimento na gestão, nos investimentos e ações da atual administração”.

 O prefeito Mario Botion destacou o reconhecimento dado a sistema educacional de Limeira. “Nosso trabalho desde 2017 vem sendo no sentido de valorizarmos cada vez mais as práticas educacionais”, relata. “O resultado que alcançamos nesse ranking é mais uma comprovação de que estamos no caminho certo”, complementou o prefeito. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários