Por: Renan Isaltino | Publicado em 15 de julho de 2020

Compartilhe

 O início das obras e o processo de seleção dos idosos ocorrerão de acordo com o cumprimento das etapas para implantação do empreendimento

 Idosos em situação de vulnerabilidade social terão mais um projeto habitacional no município, por meio do programa “Vida Longa”, uma parceria entre o Governo Estadual, por meio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) e a Prefeitura de Limeira. Em um imóvel no Jd. Residencial Manacá, serão construídas 28 unidades, cada uma com cozinha, sala de estar e dormitório conjugados, banheiro e área de serviço. O novo programa está na sua fase inicial.

 O anúncio foi feito nesta quarta-feira (15). O prefeito Mario Botion destacou o empenho da atual gestão para que o município fosse selecionado. “Trabalhamos com celeridade e reunimos todos os pré-requisitos necessários à implantação desse programa no município. Apesar da crise provocada pelo coronavírus, seguimos em frente na missão de atender as demandas da população mais carente, sobretudo dos idosos”, comentou.

 O público-alvo do programa são pessoas com 60 anos ou mais, sem acesso à moradia, que vivem sozinhas e que estão expostas à situação de vulnerabilidade em razão de vínculos fragilizados com a família e de risco social.

 Como requisito, os idosos beneficiários não podem ter renda superior a dois salários mínimos, devem residir há pelo menos dois anos no município e terem autonomia para realizar tarefas diárias. O morador não pagará taxa de ocupação do imóvel. A seleção dos idosos será feita pelo Ceprosom.

 ACESSIBILIDADE

 Os imóveis serão projetados segundo parâmetros de acessibilidade, permitindo o uso da moradia por pessoas com dificuldade de locomoção, temporária ou permanente. Para tanto, contém recursos como barras de apoio, pias e louças sanitárias em altura adequada, portas e corredores mais largos, interruptores em quantidade e altura ideais, alarmes de emergência sonoros e luminosos, piso antiderrapante, entre outros. Todas as habitações são térreas.

 Um dos diferenciais do Programa Vida Longa é o conceito de socialização. Nesse sentido, o residencial terá espaços de convivência e lazer, salão com refeitório, sala de televisão, churrasqueira, forno à lenha, aparelhos para atividade física, mesa de jogos, bancos de jardim, horta elevada e paisagismo.

 LOCALIZAÇÃO

 A área destinada ao programa fica em um terreno de 5.509 metros quadrados, localizado na Rua Ismail Sperancin, no Jd. Residencial Manacá. O início das obras e o processo de seleção dos idosos ocorrerão de acordo com o cumprimento das etapas para implantação do empreendimento.

 A ação foi viabilizada por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Limeira, a CDHU e as secretarias estaduais de Desenvolvimento Social e de Habitação. Caberá à prefeitura a doação do terreno para a construção dos imóveis, bem como a gestão e manutenção do empreendimento após a conclusão das obras.

 O município já tem um empreendimento semelhante, o Vila Dignidade, na segunda etapa do bairro Nossa Senhora das Dores, que possui 22 casas. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários