Por: Renan Isaltino | Publicado em 5 de agosto de 2020

Compartilhe

 Em Limeira, o movimento recebe apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde e do Comitê Municipal de Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável, e da Santa Casa

 “Apoie o Aleitamento Materno por um Planeta Saudável” é o lema da Semana Mundial do Aleitamento Materno 2020, realizada entre os dias 1º a 7 de agosto. A iniciativa é da Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação (WABA). Em Limeira, o movimento recebe apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde e do Comitê Municipal de Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável, e da Santa Casa.

 O tema deste ano propõe uma reflexão sobre a amamentação, o meio ambiente e as mudanças climáticas, partindo do princípio de que o atual sistema de produção de alimentos e os padrões de consumo favorecem as mudanças climáticas e a degradação ambiental.

 Nesse contexto, a Semana Mundial do Aleitamento Materno defende a amamentação como uma forma de alimentação sustentável, procurando engajar indivíduos e organizações na implantação de ações para melhoria da saúde do planeta e de seus habitantes.

 Além das questões ambientais, a presidente do Comitê e coordenadora da UTI Neonatal da Santa Casa, Soraia Drago Menconi, destaca que o leite materno protege o bebê contra inúmeras doenças, entre elas, diarreia e infecções (como as respiratórias). O risco de asma, diabetes e obesidade, conforme ela esclarece, é menor nas crianças que foram amamentadas.

 A neonatologista afirma que o aleitamento materno é considerado a estratégia mais efetiva de combate à mortalidade infantil, pois sua composição atende todas as necessidades dos seres humanos nesta fase da vida. Estudos indicam que a prática poderia evitar 13% das mortes em crianças menores de 5 anos em todo o mundo. Por esse motivo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde recomendam o aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida do bebê e complementado até os dois anos ou mais.

 Evento

 Nesta quinta-feira (6), às 19h30, a Santa Casa de Limeira promove uma live sobre o tema “A importância do incentivo à amamentação no Brasil”. Além de Soraia Drago Menconi, o evento terá a participação da coordenadora do Banco de Leite Humano da Santa Casa, Adriana Bayeux, e de Flávia Nogueira, que há mais de um ano é doadora de leite humano. A live pode ser acompanhada pelo Instagram da Santa Casa (@santacasadelimeira). (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários