Por: Renan Isaltino | Publicado em 7 de agosto de 2020

Compartilhe

 Poderão retomar as atividades, lojas, shoppings, salões de beleza, academias, bares e restaurantes, desde que esses estabelecimentos sigam as regras de higiene e de distanciamento social

 Com a progressão de Limeira da fase 1 (vermelha) para a fase 3 (amarela) do Plano São Paulo de retomada gradual da economia, o prefeito Mario Botion anunciou a reabertura do comércio a partir deste sábado (8) – véspera do Dia dos Pais. Medidas como o lockdown e o aumento do número de leitos para pacientes de Covid-19, segundo o prefeito, foram determinantes para esse avanço. O assunto foi o tema de uma coletiva à imprensa realizada na tarde desta sexta-feira (7), no Paço Municipal (Edifício Prada), com a presença do secretário de Saúde, Vitor Santos, e do diretor de Vigilância em Saúde, Alexandre Ferrari.

 Botion disse que já aguardava essa progressão, porém classificou a mudança diretamente da fase 1 (vermelha) para a fase 3 (amarela) como uma “surpresa agradável”. Nesse sentido, destacou que a melhoria do índice é reflexo de um esforço conjunto, que envolveu ações estruturais de saúde e apoio da população e de comerciantes ao lockdown (adotado nos dois últimos finais de semana no município). “É importante agradecer o entendimento e a compreensão da população e de empresários, que permitiu fazermos essa mudança de maneira responsável”, frisou.

 Na área de saúde, ele mencionou a expansão do número de leitos na Unidade de Referência Coronavírus (URC) – foram abertos mais dez leitos no último domingo (2º), totalizando 88 vagas. A ação proporcionou a redução do índice de ocupação da UTI para 75%. “Com todo esse planejamento não houve e não haverá nenhuma falta de assistência aos nossos munícipes”, comentou o prefeito.

 Botion observou que todas essas atividades deverão seguir protocolos rígidos de higiene e de distanciamento social, com disponibilização de álcool gel, água e sabão, entre outros. O uso de máscaras segue obrigatório. “Hoje as máscaras fazem parte da nossa vestimenta, elas são itens importantíssimos para avançarmos para a fase verde”, observou.

 Sob esse aspecto, ele alertou a população sobre a necessidade de evitar aglomerações e de circular apenas quando estritamente necessário. “Continuamos em processo de quarentena e todos os cuidados precisam ser respeitados. A fiscalização continuará cuidando dos excessos”, disse.

 Os trabalhadores que atuam direta ou indiretamente no enfrentamento ao coronavírus receberam um agradecimento especial do prefeito, que também demonstrou solidariedade às pessoas que perderam entes queridos e amigos em razão da pandemia. O prefeito transmitiu uma mensagem positiva pelo Dia dos Pais e recomendou que as confraternizações de domingo (9) sejam feitas à distância, seguindo o contexto de isolamento social. Ele, ainda, pediu que os munícipes tenham “cautela” ao se dirigir ao comércio neste sábado (8).

 Vitor Santos também agradeceu a adesão da população à quarentena e reafirmou que o mundo enfrenta uma “guerra biológica” contra o coronavírus.  O secretário afirmou que ainda neste mês a prefeitura iniciará uma pesquisa para verificar como está a difusão do vírus no município.

 NOVAS REGRAS

 Poderão retomar as atividades, lojas, shoppings, salões de beleza, academias, bares e restaurantes, desde que esses estabelecimentos sigam as regras de higiene e de distanciamento social. Shoppings e galerias, por exemplo, deverão funcionar com no máximo 40% da capacidade e com horário de atendimento reduzido a 6 horas por dia, das 14h às 20h. No comércio em geral, as restrições são as mesmas, porém o horário de abertura ao público será das 10h às 16h. Prestadores de serviço, salões de beleza e barbearias também devem seguir a restrição de 40% da capacidade, com horário de funcionamento limitado a 6 horas por dia.

 Bares e restaurantes serão autorizados a atender clientes para consumo interno, desde que o espaço seja ao ar livre ou arejado e que a ocupação não exceda a 40%. Nesses locais, o horário de atendimento fica limitado a 6 horas por dia (das 10h às 16h). Academias terão restrição maior, com capacidade limitada a 30%, durante 6 horas por dia, e todas as atividades deverão ser individuais, ou seja, aulas em grupo serão proibidas. Já os eventos culturais e casas de shows seguem com restrição total de funcionamento.

 Quanto ao transporte público, o fluxo de veículos deverá atender a demanda dos passageiros, com manutenção de no mínimo um terço dos veículos nos dias normais, e aos domingos, com atendimento mínimo de 16 linhas classificadas como principais. A concessionária deverá limitar o número de pessoas transportadas, sentadas e em pé, à capacidade máxima de assentos. Assentos duplos devem ser ocupados por apenas um passageiro.

 Já as igrejas deverão respeitar o limite de 50% de sua capacidade, além do distanciamento social interno, com o uso obrigatório de máscara social e demais medidas sanitárias.

 Botion ainda prorrogou a previsão de afastamento, rodízio e home office/teletrabalho dos servidores municipais, até o dia 23.

 As regras da retomada da flexibilização das atividades não essenciais serão regulamentadas por meio de decreto que será publicado ainda hoje em edição extra no Jornal Oficial do Município, e que pode ser acessado pelo site da prefeitura (www.limeira.sp.gov.br). (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários