Por: Redação NL | Publicado em 20 de agosto de 2020

Compartilhe

 Os moradores selecionados serão comunicados via telefone por servidores da Secretaria de Saúde

 A Prefeitura de Limeira iniciará na próxima segunda-feira (24) testagem por amostragem para identificar o avanço do coronavírus em Limeira. O inquérito sorológico será realizado por meio de metodologia estatística (amostragem probabilística aleatória simples) em que será testada uma parcela da população com idade igual ou superior a 15 anos.

 A amostragem contemplará todas as regiões da cidade. O objetivo do estudo é de identificar o percentual de habitantes que tiveram contato com o vírus a fim de nortear novas ações do município para o enfrentamento à doença.

 A aplicação do inquérito sorológico, que contará com o apoio voluntário do Instituto Limite Pesquisas, tem sido estudada desde o início da pandemia pela atual administração juntamente com profissionais do grupo técnico, que dão suporte às ações.

 A seleção dos moradores a serem testados será feita por um sistema computacional, eliminando a subjetividade da amostra. Observada a margem de erro de 2,5%, serão aplicados testes rápidos em 1.507 pessoas de um total de mais de 247,9 mil acima da idade mínima estabelecida.

 Os moradores selecionados serão comunicados via telefone por servidores da Secretaria de Saúde no próximo final de semana – dias 22 e 23 de agosto. Se houver recusa, a substituição acontecerá por nova seleção aleatória do sistema.

 Os selecionados serão informados sobre a data, horário e o local onde deverão se dirigir para realizar o teste rápido. A carreta da saúde, com estrutura para o exame, estará em um ponto diferente da cidade a cada dia da próxima semana (veja abaixo a data e local da realização dos testes nos munícipes selecionados).

 O último dia de coleta será no dia 29 de agosto. Na sequência, o material será processado e analisado. O morador será informado do resultado – se já teve contato com o coronavírus ou se está positivo ou negativo – e o município terá um mapeamento da pandemia na cidade, com informações reais do impacto do coronavírus na população, entre outras informações.

 O inquérito sorológico não terá custos para o município. Atuarão servidores públicos e voluntários do instituto de pesquisa; a maior parte dos testes é oriunda de doação da Receita Federal e a carreta já faz parte da prestação de serviços à saúde.

 SERVIÇO

 Quem participará: moradores de Limeira selecionados por um sistema da Prefeitura.
Como será feito o contato: por telefone neste final de semana – 22 e 23 de agosto.
Data e local dos testes: de 24 a 29 de agosto em seis áreas do município.

 – Programação da coleta de exames
A carreta da Saúde estará nos seguintes pontos na semana que vem para coleta de amostras dos moradores selecionados de cada região:

 24 de agosto (segunda-feira) – Estádio Major José Levy Sobrinho (Limeirão)
25 de agosto (terça-feira) – Hípica Municipal (Parque Cidade)
26 de agosto (quarta-feira) – Hípica Municipal (Parque Cidade)
27 de agosto (quinta-feira) – UPA Abílio Pedro – Rua Waldemar Panaro, 500, Parque Residencial Abílio Pedro
28 de agosto (sexta-feira) – UBS Jardim Vista Alegre Rua Alberto Pelegrino, s/nº, Jardim Vista Alegre
29 de agosto (sábado) – Emeief Professora Maria Ap. de Luca Moore – Rua Jorge Antônio, esquina com Avenida Antônio de Luna, Jardim Aeroporto. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários