Por: Renan Isaltino | Publicado em 24 de agosto de 2020

Compartilhe

 No último final de semana, aproximadamente 25 pessoas foram encaminhadas ao Centro de Acolhida

 A Prefeitura de Limeira, por meio do Centro de Promoção Social Municipal (Ceprosom), intensificou o atendimento à população em situação de rua. No último final de semana, aproximadamente 25 pessoas foram encaminhadas ao Centro de Acolhida, espaço que funciona na Rua Capitão Bernardes, destinado para pernoite, higiene pessoal e alimentação. O trabalho de abordagem social é feito em parceria com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil, com apoio de voluntários. “Com a chegada das baixas temperaturas e também em razão da pandemia do coronavírus, estendemos o horário da abordagem social para o período noturno e ampliamos o atendimento do Centro de Acolhida, das 18h30 até às 7h”, explica a presidente do Ceprosom, Aucélia Damaceno.

 Os moradores em situação de rua chegam ao serviço por meio da procura espontânea ou pelas abordagens que podem ser acionadas pelos telefones 3446-8333 (Centro de Acolhida), 199 (Defesa Civil), ou 153 (Guarda Civil Municipal). “Reforçamos as medidas de higienização dos espaços de acolhimento e temos locais específicos para aqueles que apresentarem sintomas e precisarem ficar em isolamento. Todas as pessoas atendidas recebem kits com máscaras, sabonete, xampu e material com orientações sobre os cuidados em relação à Covid-19. Esses kits também são distribuídos nas abordagens para aqueles que não aceitam o acolhimento”, destaca Aucélia.

 O município oferece, ainda, a esse público o Centro de Atendimento à População de Rua (Centro Pop), localizado no Jardim Ibirapuera, que funciona durante o dia, com atendimento psicossocial, alimentação, entre outras atividades, e a Casa de Convivência, no Recanto Alvorada, que é um abrigo destinado às pessoas que aceitam sair das ruas e precisam de um local para morar.

 No mês passado, o Ceprosom recebeu a doação de produtos de higiene pessoal, limpeza, utilidades domésticas, 20 camas e colchões para ampliação do serviço de acolhimento. A doação foi feita pela Secretaria de Desenvolvimento Social do estado de São Paulo. Esse material está sendo usado nas ações de prevenção ao coronavírus. Cobertores também foram doados aos espaços por meio da Campanha do Agasalho, realizada pelo Fundo Social de Limeira. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários