Por: Renan Isaltino | Publicado em 24 de agosto de 2020

Compartilhe

 O contato com os selecionados foi feito no final de semana

 A testagem por amostra de Covid-19, realizada pela Prefeitura de Limeira, começou na manhã desta segunda-feira (24) com moradores da região do Estádio Major José Levy Sobrinho, o Limeirão, onde está instalada a carreta da Saúde. Os selecionados têm comparecido ao local e o procedimento é realizado em, no máximo, cinco minutos.

 Apenas na primeira hora, 79 pessoas passaram pela carreta e realizaram o teste. São esperados, até às 16h desta segunda, 314 moradores daquela região, que foram selecionados por sistema computacional da Secretaria de Saúde. O resultado será disponibilizado em 48 horas no canal informado pelo paciente – por whatsapp, e-mail ou, então, impresso no Laboratório Municipal.

 O contato com os selecionados foi feito no final de semana. A diretora de Atenção Primária à Saúde, Camila Rezende, esclarece que foram mobilizados 10 servidores no sábado e outros 10 no domingo para este trabalho. As ligações que não foram atendidas, explica a diretora, foram rapidamente substituídas por outros contatos selecionados aleatoriamente pelo sistema. “Os que aceitaram participar têm comparecido”, conta Camila.

 Foi o caso de Maria das Dores Delevedove, 63 anos, que deslocou-se da zona rural, do Bairros dos Pires, para participar da testagem. “Aceitei na hora porque acho importante mapear. Também estou preocupada com esta situação”, diz. Maria conta que ninguém da família teve confirmação da doença e ela nunca tinha feito o teste. “Estou mesmo em isolamento, mas quero saber se tive contato com o vírus”.

 Yan William Proença, 21 anos, morador do bairro Boa Vista, também foi selecionado para o teste. “Minha mãe atendeu o telefonema no domingo e ela mesma confirmou. Achamos importante esta ação, mas não que eu tenha receio do resultado. O medo que tenho é de transmitir a doença, caso seja contaminado”, diz o jovem. Da família dele, ninguém confirmou a doença.

 A manhã foi tranquila em frente ao Limeirão. Camila apenas ressalta que a testagem só é disponibilizada aos selecionados. Alguns familiares têm acompanhado e solicitado o teste, o que não é permitido. Nesta terça-feira (25), a carreta da Saúde estará no Parque Cidade. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários