Por: Renan Isaltino | Publicado em 27 de agosto de 2020

Compartilhe

 O resultado desse trabalho será usado como parâmetro para manutenção, aumento ou possível redução dos serviços de assistência à Covid-19 no município

 O inquérito sorológico iniciado pela Prefeitura de Limeira na segunda-feira (24) irá revelar, além do percentual de infectados pelo coronavírus, o perfil das pessoas contaminadas. O resultado desse trabalho será usado como parâmetro para manutenção, aumento ou possível redução dos serviços de assistência à Covid-19 no município, informa a diretora de Atenção Primária à Saúde, Camila Rezende. Nesta quinta-feira (27) é o quarto dia de testes, que serão finalizados no sábado (29).

 Essa é a razão pela qual ela afirma ser fundamental a participação dos moradores selecionados. “Com esse levantamento teremos informações sobre a evolução da doença no município, e a partir daí, traçar a projeção de uma possível imunidade coletiva”, destaca.

 A pesquisa reunirá dados como, idade, sexo, bairro e escolaridade. E ainda, se os selecionados trabalharam presencialmente nos últimos 60 dias ou se ficaram em casa, se apresentaram sintomas respiratórios no mesmo período (e nesse caso, se procuraram atendimento médico), se foram submetidos à testagem anterior e qual o resultado.

 A diretora salienta que levantamentos semelhantes foram desenvolvidos por cidades de grande porte, como São Paulo e Campinas, e mostram que Limeira está empregando todos os esforços para traçar estratégias de prevenção e enfrentamento ao Covid-19. Aqui no município, a meta é testar 1.507 pessoas.

 A coleta dos exames vai até sábado (29) e ocorre em uma carreta adaptada que estará em diversos pontos da cidade. O teste, conforme Camila Rezende, é um procedimento rápido e seguro, que atende todas as normas de higiene e distanciamento social preconizadas pelos órgãos públicos. O estudo completo será divulgado na próxima semana. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários