Por: Redação NL | Publicado em 4 de setembro de 2020

Compartilhe

 Os painéis apresentam uma grande riqueza de cores e detalhes

 A “arte urbana” está transformando a Biblioteca Pedagógica, que é vinculada à Secretaria de Educação de Limeira. Em homenagem ao aniversário da cidade (15 de setembro), os artistas Paulo Medo e Wellington WBP presentearam o espaço com a pintura de um mural de Frei João das Mercês, personagem lendário que teria dado nome a cidade.

 O mural fica na sala “Caminhos da Educação”, que abriga um acervo histórico do município. Já na parte externa da biblioteca, localizada no Parque Cidade, os artistas também criaram no mês passado dois painéis imensos, inspirados nos personagens da obra “Os Fantásticos Livros Voadores de Modesto Máximo”, de William Joyce. “Os painéis apresentam uma grande riqueza de cores e detalhes”, comentou a bibliotecária Taciana Lefcadito Alvares.

 Originalmente, a história foi criada no formato de curta-metragem, que ganhou o Oscar em 2012, na categoria animação. Devido ao seu sucesso, o autor resolveu transformá-la em livro. Na obra, o leitor é convidado a uma fantástica viagem pelo mundo dos livros.

 Por esse motivo, foi escolhida neste ano para as atividades de boas-vindas da Biblioteca Pedagógica, com os alunos das escolas municipais. O trabalho foi desenvolvido pela professora Camilla Cazonatto e pela equipe da biblioteca.

 Em razão da pandemia de coronavírus, apenas os estudantes da Emeief Limeira e Emeief Maria Ap. De Luca Moore conseguiram participar do projeto. “Por ter sido uma proposta tão significativa, ficamos motivados para recriar nos espaços externos da biblioteca algumas passagens dessa linda história de amor à literatura”, diz a bibliotecária. Ela acrescentou que os murais proporcionam a revitalização do espaço.

 Sobre os artistas:

 Paulo Ricardo, conhecido como “Medo”, tem 33 anos, e é natural de Limeira. Graduado em Artes Visuais, iniciou o contato com a arte urbana em 2004 e é conhecido pelas suas escritas no estilo “wild style”. Atua como arte-educador em projetos sociais e já participou de diversos eventos de arte urbana em todo Brasil. Já o limeirense Wellington de Barros Pessoa (WBP), que também é graduado em Artes Visuais, ingressou no meio artístico ainda criança. Além da pintura fez incursões por outras linguagens artísticas, entre elas, a escultura. No cenário da “street art” tem estilo marcado pela ampla cultura visual. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários