Por: Renan Isaltino | Publicado em 11 de setembro de 2020

Compartilhe

 Entre as ações, está o desenvolvimento de um percurso formativo on-line denominado PerForme

 As atividades de capacitação a distância para os professores da Rede Municipal de Ensino ganharam um reforço durante a pandemia do coronoavírus (Covid-19). A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Educação, implantou várias ações para intensificar a formação dos docentes. “Sempre buscamos oferecer aos diretores e professores a formação continuada. Mesmo com a pandemia, essas atividades não deixaram de ser elaboradas e realizadas de forma on-line”, salientou o secretário André De Francesco (Educação).

 Entre as ações, está o desenvolvimento de um percurso formativo on-line denominado PerForme. Inserida na plataforma da pasta, a ferramenta oferece aos professores vídeos e textos para estudo e aprofundamento, questões que levam à análise e elaboração de conceitos, além da reflexão sobre o processo educacional. “O PerForme é um recurso interessante, de fácil acesso e interação. As formações me ajudam a repensar a minha prática, oportunizando novos conhecimentos, que me possibilitarão ampliar o ensino, contribuindo de forma mais efetiva e significativa com os meus alunos”, destacou a professora Juliana Cristina De Paula, que leciona na Emeief Profa. Maria Madalena Vasconcellos Da Silva, para o 3º ano, e na Emei Bruno Rizzo Marostegan, para a Etapa II.

 Evelin Padovan, professora do 4º ano do Ensino Fundamental e da Educação Infantil, na Emeief “Padre Maurício Sebastião Ferreira”, também elogiou a formação continuada oferecida pela plataforma digital. “Estudar nesse momento desafiador no qual todos nós estamos passando, tornou-se essencial e de uma importância fundamental. Tal formação traz a oportunidade a todos os professores de buscar conhecimento de forma clara e eficaz” disse Evelin.

 A professora mestra Débora Sara Ferreira, que leciona para o 4° no Ceief Profa. Maria Paulina Rodrigues Provinciatto, participou do curso ‘O Ensino de geografia e a linguagem cartográfica: alfabetização e letramento cartográfico na escola’. “Compreendo que as formações da Secretaria de Educação são primordiais para nossa formação e enquanto políticas públicas devem ter uma continuidade”, comentou Débora.

 FORMAÇÃO CONTÍNUA

 A Secretaria de Educação oferece, ainda, cursos on-line disponibilizados pelo MEC – plataforma AVAMEC – com duração de 30h, envolvendo temáticas de alfabetização, matemática, Língua Portuguesa, e a Base Nacional Comum Curricular nas diferentes áreas de conhecimento. Outras atividades on-line estão disponíveis por meio da parceira com o Plano de Valorização da Educação (PVE), do Grupo Votorantim, abordando temas como o uso de recursos tecnológicos, o trabalho educacional a distância, os desafios do ensino durante a pandemia, entre outros.

 A diretora Pedagógica da Secretaria de Educação, Adriana Dibbern Capicotto, ressalta que os processos formativos, desde 2017, envolvem diferentes temáticas que possibilitam o constante aperfeiçoamento de docentes, diretores e professores coordenadores. “Ao longo destes três anos e meio foram mais de 2.700 horas de formação oferecidas aos profissionais que atuam nas escolas da Rede Municipal de Ensino. Essa ação qualifica a atuação educacional e possibilita que as unidades escolares alcancem os melhores resultados em termos da aprendizagem de seus estudantes”, afirmou Adriana.

 Durante a pandemia, cada professor deve cumprir no mínimo 15% de sua jornada em formação. Esse processo formativo é fechado pelo gestor de cada unidade escolar, indicando as temáticas relevantes para seu corpo docente a partir dos conteúdos formativos ofertados pela pasta. Segundo Adriana, todo mês novas temáticas estão disponíveis no PerForme, além dos cursos a distância indicados.

 Além das formações técnicas relacionadas a conteúdos escolares, a Secretaria de Educação criou um espaço por meio de várias webinares envolvendo as famílias e as equipes escolares para tratar de diferentes temáticas, desde os aspectos socioafetivos até as questões relacionadas à saúde. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários