Por: Renan Isaltino | Publicado em 14 de setembro de 2020

Compartilhe

 Edição deste ano alcançou cerca de 8 mil inscritos; Universidade Virtual do Estado de São Paulo é parceira da iniciativa

 O Prêmio Gestão Escolar (PGE) 2020 recebeu aproximadamente 8 mil inscrições nesta edição. São 5.212 escolas estaduais e 2.773 escolas municipais, um recorde de inscritos, apesar da pandemia do novo coronavírus, que suspendeu as aulas presenciais em todo o país.

 Do total de 7.985 inscritos, 5.984 finalizaram o cadastro, preenchendo todos os requisitos de validação, e passaram para a próxima etapa de seleção, que vai escolher a Escola Referência Estadual. Na última edição, em 2017, foram 4.119 inscrições validadas, contra 3.657 da edição 2015, e 5.264 da edição 2013.

 A secretária de Educação do Tocantins e coordenadora do PGE, Adriana Aguiar, comemorou os números. Para ela, essa é a constatação de que as unidades não ficaram paradas, buscando soluções criativas para manter o processo de ensino e aprendizagem acontecendo mesmo de forma remota.

 As escolas vencedoras da categoria Referência Estadual serão conhecidas no dia 1º de novembro. Das 27 selecionadas, cinco (uma por região) irão para a final, no dia 10 de dezembro, quando será conhecida a Escola Referência Brasil.

 Trabalho em equipe

 A edição 2020 do PGE vai reconhecer experiências que deram continuidade à aprendizagem dos estudantes durante o período da pandemia de COVID-19, valorizando a escola que trabalha em equipe.

 O presidente da Undime, Luiz Miguel Garcia, dirigente municipal de Educação de Sud Mennucci, no interior de São Paulo, elogiou as escolas municipais que participam da edição do Prêmio Gestão Escolar 2020.

 “É muito bom saber que as redes tanto estaduais quanto municipais estão se esforçando para dar continuidade ao aprendizado dos alunos mesmo neste momento de pandemia. Parabéns a todos e boa sorte!”, disse.

 Para a Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), a iniciativa representa o reconhecimento da união de esforços para superar os desafios que a situação atual impõe. “Por sugestão da OEI, pela primeira vez o prêmio também vai contemplar o professor e a equipe escolar, considerando, além do gestor, os atores que estão na ponta do processo de ensino e aprendizagem”, afirmou o diretor e chefe da representação da OEI no Brasil, Raphael Callou.

 O Prêmio Gestão Escolar é uma realização de Consed, Undime e OEI Brasil. Fundação Itaú para Educação e Cultura, e Unesco são patrocinadoras da iniciativa, que conta ainda com o apoio da Bett Educar, British Council, Fundação Roberto Marinho, Fundação Santillana, Instituto Natura, Ministério da Educação, Unicef e Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), que ofertará o Curso de Especialização Processos Didáticos- Pedagógicos, na modalidade a distância (lato sensu), para gestores e professores vencedores do prêmio, conforme descrito em edital. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários