Por: Redação NL | Publicado em 15 de setembro de 2020

Compartilhe

 Além de avançar no Ideb de 2017 para 2019, Limeira também se destaca no comparativo com cidades da região e do mesmo porte

 Limeira obteve, pelo segundo ano consecutivo, um crescimento acima da meta no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), do Ministério da Educação, divulgado hoje (15), referente ao ensino das escolas municipais.

 Em 2019, a nota do município foi de 7,3 – a meta da Secretaria de Educação era de 6,5. O resultado também supera a meta projetada para 2021, que é de 6,8. “Esse resultado é espetacular e consolida o trabalho que desenvolvemos na rede municipal. Pois adotamos uma estratégia na qual privilegiamos o monitoramento constante, a avaliação dos pontos fracos e o reforço em cima deles”, explica o secretário de Educação, André De Francesco.

 Em 2017, Limeira já havia superado a meta projetada e atingiu nota 6,9 – o esperado era 6,3.

 Outro ponto que reflete no bom resultado é a formação de professores e o acompanhamento dos diretores nos resultados e trabalho dos educadores, conforme Francesco. “A atual administração ampliou essa formação e, unindo ao esforço dos gestores das escolas, conseguimos superar os resultados. É um trabalho coletivo, que a rede municipal entendeu e abraçou”, enfatizou.

 Segundo o secretário, essa é a primeira vez que Limeira supera a nota 7 do Ideb. “Isso significa que a rede conseguiu adquirir conhecimentos em níveis muito mais aprofundados, como uma compreensão melhor do currículo, e superou um patamar que vinha sendo relativamente constante. Ou seja, a rede deu um salto muito grande em qualidade.”

 COMPARATIVO

 Além de avançar no Ideb de 2017 para 2019, Limeira também se destaca no comparativo com cidades da região e do mesmo porte.

 Regionalmente, Limeira é a melhor avaliada se comparada a Iracemápolis (7,2), Cordeirópolis, Santa Bárbara D’Oeste e Araras (todas com 7), Leme (6,9), Piracicaba (6,8), Rio Claro (6,7) e Cosmópolis (6,6).

 Já na comparação com cidades que têm entre 200 mil e 500 mil habitantes, a nota de Limeira é a segunda melhor, abaixo apenas de Indaiatuba (7,4), que manteve o resultado de 2017. Nesse comparativo, Limeira supera cidades como Marília (7,2), São Carlos (6,8), Presidente Prudente (6,7), Guarujá (6,1) e Santos (5,8), entre outras.

 O Ideb, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais “Anísio Teixeira” (Inep), foi criado em 2007 para monitorar o desempenho da educação no Brasil.

 O índice é calculado a partir dos dados sobre aprovação, obtidos no Censo Escolar, e dos resultados do Saeb. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários