Por: Renan Isaltino | Publicado em 21 de setembro de 2020

Compartilhe

 Esse percentual é referente ao ano de 2019, e corresponde a R$ 101,9 milhões movimentados ao longo do ano passado

 O setor de turismo de Limeira representa 11% do Produto Interno Bruto (PIB) de Limeira, 3% acima da média nacional, segundo estudo divulgado pela Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação. Esse percentual é referente ao ano de 2019, e corresponde a R$ 101,9 milhões movimentados ao longo do ano passado. A importância do valor medida pelo turismo no PIB de Limeira será utilizado como parâmetro relevante para que a cidade renove o título de Município de Interesse Turístico (MIT), concedido à cidade pelo governo do Estado, em 2017.

 Diferentemente de lugares conhecidos pelo turismo de passeios, o ponto forte do setor em Limeira é a atividade de negócios, sobretudo no ramo de joias folheadas e semijoias. “Somos reconhecidos como a Capital Nacional da Joia Folheada”, ressalta a responsável pelo levantamento, Luciene Juliani, chefe do Setor de Turismo. “O município produz cerca de 70% do mercado nacional de joias folheadas e semijoias, atraindo turistas do mundo e  impulsionando o turismo de negócios”, observa.

 Luciene lembra  a cadeia que o turismo de negócios movimenta, como, por exemplo lojas, restaurante, hotel, transporte de pessoas de fora que permanecem mais de 24 horas no município são contabilizados. “O turismo de negócios é o carro-chefe do setor, mas também atraem visitantes os prédios e bairros históricos, fazendas, a própria Gruta da Paz,  além de eventos, festas e outras manifestações culturais. Há serviços de saúde em Limeira que são referência para outros municípios, o que caracteriza como turismo de saúde e bem-estar, os quais também fomentam o setor”.

 No ano passado, Limeira foi promovida da categoria C para B no Mapa do Turismo Brasileiro 2019-2020, feito pelo Ministério do Turismo. Apenas 262 municípios brasileiros têm essa classificação. A consolidação de Limeira como cidade próspera e com forte vocação turística aconteceu com o título de Município de Interesse Turístico. No Estado todo, 140 municípios têm este certificado. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários