Por: Renan Isaltino | Publicado em 22 de setembro de 2020

Compartilhe

 Segundo o TCE, “no contexto da pandemia”, os auditores informam que “a Secretaria Municipal de Saúde vem tomando medidas de enfrentamento aos efeitos da Covid-19 sobre a saúde da população”

 O município de Limeira foi apontado como referência no atendimento aos pacientes de Covid-19. A afirmação consta em relatório elaborado por técnicos do Tribunal de Contas do Estado (TCE), com base em análises e fiscalização realizadas por auditores do órgão. O documento acaba de ser divulgado pelo TCE – instância que audita contas de todos os municípios do Estado de São Paulo.

 A avaliação do TCE coroa um trabalho intenso e incansável realizado pela Prefeitura de Limeira e parceiros das redes privadas e do SUS em relação ao combate à pandemia do coronavírus. O trabalho teve início ainda em fevereiro, bem antes do registro dos primeiros casos da doença em Limeira.

 Segundo o TCE, “no contexto da pandemia”, os auditores informam que “a Secretaria Municipal de Saúde vem tomando medidas de enfrentamento aos efeitos da Covid-19 sobre a saúde da população”.

 O tribunal elenca no relatório dez das medidas adotadas pelo município: 1-) Plano de Contingência Municipal; 2-) Convênio Municipal de Emergência com os quatro hospitais da cidade (Santa Casa, Humanitária, Medical e Unimed); 3-) criação de uma unidade de referência para atender os pacientes da Covid-19 (URC instalada nas dependências do hospital Humanitária); 4-) Destinação de quatro unidades de Saúde para atendimento ambulatorial dos pacientes sintomáticos (UBS Novo Horizonte, UBS Morro Azul, UBS Nova Europa e UBS Boa Vista); 5-) Aquisição de grande volume de testes rápidos para testagem em massa; 6-) Criação de grupo técnico de assistência vigilância sobre a pandemia; 7-) Ampla divulgação das medidas de higiene e distanciamento social; 8 -) Loc down nos dias 25 e 26 de julho e 1 e 2 de agosto; 9-) Implantação de testagem em massa no laboratório municipal e na unidade Parque Cidade para testar pacientes notificados, profissionais de saúde e profissionais de segurança do município; e 10-) Inquérito Sorológico com testagem em massa da população por amostragem.

 No relatório, os auditores esclarecem que “não constataram falhas” e, finalmente, citaram o município de Limeira como “referência no atendimento aos pacientes da Covid-19”. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários