Por: Renan Isaltino | Publicado em 25 de setembro de 2020

Compartilhe

 O chamamento dos selecionados para a nova testagem começa neste sábado (26)

 A Prefeitura de Limeira realizará, a partir do dia 12 de outubro, uma segunda testagem por amostra da população para monitorar o avanço do coronavírus na cidade e também identificar o índice de imunidade coletiva.

 O novo inquérito sorológico será nos mesmos moldes do realizado no mês passado, com o apoio voluntário do Instituto Limite Pesquisas. A metodologia estatística é amostragem probabilística aleatória simples em que uma parcela da população com idade igual ou superior a 15 anos será testada.

 Testes rápidos serão aplicados em 1.507 pessoas. A seleção acontecerá por um sistema informatizado, que elimina a subjetividade da amostra.

 O chamamento dos selecionados para a nova testagem começa neste sábado (26). Servidores da Secretaria de Saúde farão contato telefônico com as pessoas indicadas pelo sistema do município. Se a ligação não for atendida ou houver recusa, a substituição acontecerá por nova seleção aleatória do sistema.

 O diretor de Vigilância em Saúde, Alexandre Ferrari, ressalta a importância da participação das pessoas que receberem o convite. “Primeiro, porque elas mesmas saberão, em algumas horas depois, se já tiveram contato com o vírus e, segundo, porque vão ajudar a coletividade ao fazer parte de um estudo que busca dados técnicos para nortear as ações de enfrentamento diante de um novo cenário”, disse.

 São testadas pessoas assintomáticas, diferentemente das que desenvolvem sintomas e buscam atendimento médico. “É sabido que 80% das pessoas não desenvolvem sintomas, ou são muito leves. É possível que a imunidade coletiva tenha alcançado um índice importante. No entanto, não é a salvação porque não protege os grupos de risco”. O diretor ainda diz que a própria Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta para que as autoridades não tomem decisões de flexibilização com base em imunidade coletiva.

 Ferrari explica que o resultado deste novo estudo fornecerá novas informações. O primeiro inquérito sorológico apontou, em agosto, que o percentual da população que estava ou esteve com Covid-19 era de 14,6%. Ou seja, estimou-se que aproximadamente 35,7 mil na cidade, com idade igual ou superior a 15 anos, tenham se contaminado. O estudo mostrou que 85,4% não tiveram contato com o vírus.

 AGENDAMENTO

 Os selecionados serão informados sobre a data, horário e o local onde deverão se dirigir para realizar o teste rápido no ônibus da Saúde, que estará um dia em cada região da cidade. Os pontos serão os mesmos: Estádio Major José Levy Sobrinho (Limeirão); Hípica Municipal (Parque Cidade); UPA Abílio Pedro; UBS Jardim Vista Alegre e Emeief Professora Maria Ap. de Luca Moore, no Jardim Aeroporto.

 SERVIÇO

 Dia 12 de outubro: testes rápidos para o novo inquérito sorológico começam a ser aplicados

 Amanhã (26 de setembro): Servidores da Saúde começam a fazer contato por telefone com os selecionados por sistema informatizado. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários