Por: Renan Isaltino | Publicado em 28 de setembro de 2020

Compartilhe

 A fumaça resultante desses incêndios alcançou vários bairros de Limeira

 Duas queimadas em Cordeirópolis trouxeram muita fumaça a Limeira no início da noite de ontem (27). Segundo a Defesa Civil daquele município o primeiro incêndio foi registrado próximo ao Polo Cerâmico, por volta das 13h. A ocorrência foi de grande proporção e mobilizou, além da Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros, a GCM e equipe de voluntários.

 Uma hora depois, outra queimada tomou conta de uma região entre as rodovias Dr. Cássio de Freitas Levy e Bandeirantes e a Ponte do Esqueleto. Como as equipes estavam envolvidas na ocorrência anterior – o fogo se alastrou e só foi controlado por volta das 20h, com apoio do Corpo de Bombeiros de Limeira. A queimada atingiu um canavial e uma área com mato.

 A fumaça resultante desses incêndios alcançou vários bairros de Limeira. O biólogo e diretor de Licenciamento e Fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, Rogério Mesquita, informa que está levantando dados das áreas atingidas para verificar que medidas poderão ser tomadas. “Os focos de incêndio ocorreram em Cordeirópolis, mas a carga poluidora recaiu sobre Limeira, comprometendo a respiração de crianças, idosos e alérgicos”, destacou.

 Ele esclareceu que o Código Ambiental (Lei Nº 650/12) prevê multa de 500 a 5 mil Ufesps em casos como o de ontem, enquadrados na categoria de “poluição difusa”. A população também pode colaborar, denunciando queimadas criminosas pelos telefones 156 ou 3442-9628. As denúncias são sigilosas e podem incluir fotos ou, se for o caso, número da placa do veículo do infrator.

 Já o Secretário de Segurança Pública e Defesa Civil de Limeira, Francisco Alves da Silva, ressaltou que durante o fim de semana foram registradas duas ocorrências de queimadas no município – uma delas ontem à noite (27), no bairro Alto dos Laranjais. De março a agosto deste ano, a Defesa Civil recebeu 98 chamados dessa natureza. A Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários