Por: Renan Isaltino | Publicado em 29 de setembro de 2020

Compartilhe

 Como forma de prevenção ao coronavírus, os eventos ocorreram de forma virtual

 Palestras e sessões de bate-papo marcaram o Setembro Amarelo em Limeira, iniciativa que visa divulgar informações sobre a prevenção ao suicídio. As atividades foram promovidas na semana passada pelas Faculdades Integradas Einstein e Clínica Jardim e receberam apoio da prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde. Como forma de prevenção ao coronavírus, os eventos ocorreram de forma virtual.

 A programação abordou temas como “Prevenção e cuidados na família e nos equipamentos da atenção primária”, “Resiliência, fatores de risco e de proteção em período de crise” e “Compreendendo os diferentes aspectos que envolvem o suicídio”. Houve, ainda, apresentação de vídeos relacionados à questão.

 Uma das palestrantes, a psicóloga do Núcleo de Apoio à Saúde da Família  (Nasf) e professora do curso de Psicologia da Einstein, Josiane Miranda, fez uma avaliação positiva da iniciativa, sobretudo pela troca de experiência entre os participantes. “Foi uma ação muito importante, que possibilitou a conscientização da população sobre o tema”, afirmou.

 Josiane também comentou que as palestras permitiram compreender melhor o que leva uma pessoa ao suicídio e como ajudá-la de maneira efetiva. “As causas que envolvem o suicídio são multifatoriais e esse entendimento nos permite a auxiliar a pessoa que está em sofrimento a sair dessa condição extrema”, complementou.

 Serviço:

 O Ambulatório de Saúde Mental é o serviço mantido pela Prefeitura de Limeira para acolher pacientes com tendência ao suicídio. O endereço é Av. Ana Carolina de Barros Levi, 650, Centro. Informações podem ser obtidas pelo telefone 3497-3853. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários