Por: Renan Isaltino | Publicado em 30 de setembro de 2020

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 A medida visa facilitar o acesso aos programas oferecidos pelo município durante a pandemia de coronavírus

 Os serviços de assistência social mantidos pela Prefeitura de Limeira, por meio do Ceprosom, irão oferecer mais um canal de contato com a população. A partir desta quinta-feira (1º), informações e agendamentos poderão ser solicitados pelo aplicativo WhatsApp. A medida visa facilitar o acesso aos programas oferecidos pelo município durante a pandemia de coronavírus.

 Entre eles estão o Centro de Referência da Assistência Social (Cras), o Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), o Centro POP (local onde pessoas em situação de rua podem lavar roupas, fazer a higiene pessoal e receber encaminhamento a outros serviços), o Centro de Acolhida (espaço destinado ao pernoite de pessoas em situação de rua) e o Cadastro Único.

 No caso do Cras, todas as seis unidades receberam aparelhos de celular para uso com o aplicativo. “O contato com as famílias atendidas já era feito pelo telefone fixo, mas a partir de agora, iremos ampliar essa condição de acesso”, afirmou a presidente do Ceprosom, Maria Aucélia Damaceno.

 O Cras é considerado a porta de entrada da assistência social. O serviço oferece orientação sobre benefícios sociais, como o Cadastro Único, o Auxílio Emergencial, o Bolsa Família e demais programas de transferência de renda.

 Além disso, a equipe de profissionais do Cras, integrada por assistente social, psicólogas e pessoal administrativo, faz o acompanhamento das famílias em situação de vulnerabilidade. Aucélia destaca que esse trabalho continua durante a pandemia, porém de forma não presencial. “Nossas equipes estão sendo desafiadas diariamente para manter esses serviços”, afirmou. Já as atividades que eram realizadas em grupo foram suspensas.

 Ainda no período de quarentena, o Cras Casa das Famílias passou a disponibilizar à população computador com acesso à internet. A ideia é permitir que os usuários façam a captação de vagas de emprego, agendamento de serviços públicos, pesquisas escolares, entre outros. Para usar o computador, é necessário cadastro prévio.

 Serviço:

 Confira os números de celular para contato com os serviços:

 – Cras Casa das Famílias: 9 9633-5115;

 – Cras Conj. Residencial Victor D’Andrea: 9 9700-7204;

 – Cras Parque Nossa Sra. das Dores: 9 9927-4813;

 – Cras Presidente Dutra: 9 9897-3639;

 – Cras Marilena Pinto Ramalho: 9 9747-5683;

 – Cras Geada – CEU: 9 9934-9511;

 – Creas: 9 9644-2417;

 – Centro POP: 9 9655-7094;

 – Centro de Acolhida: 9 9926-6246;

 – Cadastro Único: 9 7146-4540. (Da redação portal Notícia de Limeira)


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