Por: Renan Isaltino | Publicado em 2 de outubro de 2020

Compartilhe

 O encerramento será no dia 30

 A partir da próxima segunda-feira (5) terão início a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e a Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação das Crianças e Adolescentes. Ambas são promovidas pela Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Saúde. As doses ficarão disponíveis em 12 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e na sede da Divisão de Vigilância Epidemiológica, na Av. Ana Carolina de Barros Levi, 650. O encerramento será no dia 30.

 O secretário de Saúde, Vitor Santos, destaca que a população deve procurar o serviço mesmo com a pandemia de coronavírus, pois a vacinação é uma estratégia de extrema importância para manter crianças e jovens imunes a diversas doenças.

 Para evitar o risco de transmissão da Covid-19 e garantir a segurança da população, Vitor Santos informa que os profissionais e as unidades de saúde seguirão todos os protocolos sanitários, incluindo distanciamento social e uso de máscaras. Ele pede que a população também siga corretamente essas orientações e que coloque a máscara ao se dirigir a um dos pontos de vacinação.

 O público alvo da campanha contra a poliomielite são crianças menores de 5 anos, com estratégias diferentes por faixa etária. Menores de 1 ano, ou seja, com 11 meses e 29 dias, serão vacinados seletivamente com a Vacina Inativada contra a Poliomielite (VIP), de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação.

 Já as crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias receberão a Vacina Oral contra a Poliomielite (VOP), como dose de campanha. Estima-se que a população do município nessa faixa etária seja de 13.763 e a meta é imunizar 95% desse total.

 A Poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus. Tanto crianças quanto adultos estão sujeitos à doença, sendo que a transmissão ocorre por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas doentes. Nos casos graves, quando há paralisias musculares, os membros inferiores são os mais atingidos.

 O Brasil não registra casos de poliomielite desde 1990, e em 1994, recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) a certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem. Porém, o Ministério da Saúde (MS) alerta para o risco de importação de casos de países onde ainda há circulação do vírus, como Paquistão, Nigéria e Afeganistão. Atualmente, a cobertura vacinal em Limeira é de 77,9%.

 MULTIVACINAÇÃO

 A Campanha de Multivacinação visa atualizar a situação vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade. Serão ofertadas todas as 18 vacinas que integram o calendário nacional de vacinação da criança e do adolescente. Para avaliar se o esquema de cobertura está completo ou não, é indispensável a apresentação do Cartão de Vacinação. Aqueles que estiverem com alguma vacina atrasada receberão as doses necessárias.

 SARAMPO

 Paralelamente a essas duas campanhas, segue em Limeira a vacinação contra o sarampo. Nesse caso, o procedimento é indicado para crianças a partir dos seis meses, jovens e adultos até 29 anos, 11 meses e 29 dias, que ainda não foram vacinados ou que receberam apenas uma dose da vacina. E ainda, adultos de 30 a 49 anos, 11 meses e 29 dias, que ainda não tomaram nenhuma dose da vacina. A campanha vai até o dia 30.

 Serviço:

 As UBSs e a Divisão de Vigilância Epidemiológica oferecem a vacina, das 7h30 às 11h e das 12h30 às 16h. É necessário apresentar documento de identificação com foto e o Cartão de Vacinação. Confira os endereços:

 UBS Novo Horizonte – Rua Nelson Ferraz da Silva, s/nº

 UBS Nova Europa – Rua Dona Eliza Sthalberg, 366

 UBS Cecap – Av. Fausto Esteves dos Santos, s/nº

 UBS Nossa Senhora das Dores 2 – Av. Vitório Bortolan, 1.080

 UBS Nossa Senhora das Dores 1 – Rua Frei João das Mercês, 50

 UBS Pq. Hipólito 1 – Rua Arlinda Abreu Ribeiro, s/nº

 UBS Graminha – Rua Luiz Pereira do Prado, 156

 UBS Nova Limeira – Rua José Fontanin, 179

 UBS Nova Suíça – Rua Vereador Samuel Berto, s/nº

 UBS Morro Azul – Rua Oswaldo Bertolini, 500

 UBS Aeroporto – Rua Antonio de Luna, s/n°

 UBS Planalto – Rua Professor Hely de Almeida Campos, s/nº (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários