Por: Renan Isaltino | Publicado em 2 de outubro de 2020

Compartilhe

 Limeira é uma das cidades pioneiras em relação a um plano de mobilidade

 A Prefeitura de Limeira sancionou a lei que trata do Plano de Mobilidade Urbana. A publicação será feita na edição deste sábado (3) do Jornal Oficial do Município. A lei entra em vigor imediatamente. Limeira é uma das cidades pioneiras em relação a um plano de mobilidade. Após muitos anos, a cidade passa a ter, efetivamente, um instrumento para nortear as ações no trânsito de toda a cidade, nas vias públicas, acessibilidade, entre outras que visam melhorar a qualidade de vida dos que se locomovem por meio de veículos e também pedestres.

 O município cumpre, portanto, o que estabelece a legislação federal de 2012 – Diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana. Medida Provisória (nº 906/2019) fixou o prazo de 12 de abril de 2021 para que os municípios aprovem seus respectivos Planos de Mobilidade Urbana, sob pena de ficarem impedidos de receber recursos do Orçamento Geral da União.

 Em Limeira, o Plano de Mobilidade foi amplamente discutido com todos os setores interessados. Foi realizada pesquisa de origem e destino com a participação de 2,8 mil pessoas; avaliação e melhoria e todo sistema viário; inclui estudo de ampliação das ciclofaixas e ciclovias; de padronização das calçadas de toda a cidade; criação de rotas integradas na região central; expansão do anel viário; criação do rodoanel e do novo Terminal Rodoviário; avaliação de todos os meios de transporte – ônibus, táxi, por aplicativo e mototáxi; reestruturação da malha viária no município; transporte coletivo com informações para licitação de nova empresa concessionária; criação de corredores de ônibus; expansão das linhas e padronização dos pontos de transporte coletivo. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários