Por: Renan Isaltino | Publicado em 29 de outubro de 2020

Compartilhe

 A iniciativa é resultado de uma parceria com a Alicc, o hospital Santa Casa e o AME

 Homens com mais de 50 anos integram o público-alvo do Novembro Azul, campanha de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata da Prefeitura de Limeira, que terá início na próxima terça-feira (3). A iniciativa é resultado de uma parceria com a Associação Limeirense de Cuidado e Carinho (Alicc), o hospital Santa Casa e o Ambulatório Médico de Especialidades (AME).

 A identificação da doença no estágio inicial ocorre por meio do PSA (Antígeno Prostático Específico), exame de sangue que estará disponível em 29 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no Laboratório Municipal. Homens de 45 a 50 anos também poderão fazer o PSA, se houver casos de câncer entre os parentes de primeiro grau.

 Durante a campanha, que segue até dia 30, não será necessário apresentar o pedido médico para fazer a coleta do exame. Basta comparecer às unidades de saúde, das 7h às 9h, de segunda a sexta-feira, levando documento de identificação com foto e Cartão SUS.

 Porém, antes da coleta o paciente deve seguir rigorosamente o preparo médico a seguir:

 – não fazer exercícios físicos ou andar de bicicleta dois dias antes do exame;

 – não manter relações sexuais dois dias antes da coleta;

 – é necessário aguardar quatro dias, caso o paciente tenha feito exame médico de toque retal ou sondagem uretral;

 – após colonoscopia, aguardar no mínimo 15 dias;

 – após biópsia de próstata, esperar 30 dias.

 A diretora de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Camila Rezende, ressalta que o PSA é um exame simples, seguro e rápido. Caso o resultado apresente alguma alteração, ela informa que o paciente será convocado para uma segunda testagem.

 Serviço:

 – PSA: o público alvo são homens a partir de 50 anos (homens de 45 anos a 50 anos também podem realizar o exame, desde que tenham caso de câncer entre algum familiar de primeiro grau). A coleta do PSA será feita nas UBSs e no Laboratório Municipal, que fica na Rua João Machado Gomes Júnior, 54 (entrada pela Rua Piauí), no período de 3 a 30 de novembro. Não é necessário pedido médico, apenas a apresentação de documento com foto e do Cartão SUS. O horário da coleta será das 7h às 9h, de segunda a sexta-feira. O paciente deve seguir rigorosamente o preparo médico descrito acima. Em caso de dúvida, a orientação é procurar a UBS mais próxima. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários