Por: Redação NL | Publicado em 30 de outubro de 2020

Compartilhe

 No total 12 desenhos de alunos de escolas públicas da cidade foram escolhidos para compor o calendário 2021 da BRK Ambiental

 Na última quarta-feira, dia 28, ocorreu a seleção dos desenhos do concurso “Um Mundo Mais Colorido”.

 A iniciativa é promovida pela BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Limeira, pelo nono ano consecutivo e faz parte do Projeto Técnico Socioambiental (PTS), financiado pela Caixa Econômica Federal.

 O lançamento desta edição, realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, foi realizado no dia 18 de agosto, data em que as escolas públicas de ensino fundamental receberam os kits do concurso, que foi direcionado aos estudantes do 4° ano de 40 escolas municipais.

 A seleção foi realizada na BRK Ambiental e contou com funcionários da concessionária e representantes da Secretaria Municipal de Educação.

 “Neste ano tão atípico, nossa preocupação era a de que recebêssemos uma quantidade muito pequena de desenhos.

 Esse ano a escola está lá, mas o aluno não. Como alcançar esse aluno? Como estimular a produção desse desenho? E para nossa surpresa, as expectativas foram superadas”, relata Adriana Cristina Muller Del Mondo, Formadora e Coordenadora da área de Educação Ambiental da Secretaria de Educação de Limeira.

 Das 40 escolas inscritas, 37 participaram do concurso enviando desenhos, ou seja, 92,5% de adesão das instituições de ensino.

 “Neste ano, os desenhos saíram da própria casa do aluno, por conta da pandemia. Por mais que o trabalho tenha tido a orientação do professor, a participação da família contribuiu muito com o resultado final, que foi excelente! A visão da família, que acompanhou o processo de criação dos desenhos de perto, com certeza foi um diferencial em relação aos outros anos”, comenta Adriano de Oliveira Paiva, Professor Formador da Secretaria de Educação de Limeira.

 “O concurso surpreendeu, porque as crianças estão em casa, sem o auxílio direto do professor. Mas, em contrapartida, receberam a ajuda dos familiares e isso possibilitou um olhar diferenciado, próprio da realidade da criança”, diz Josiane Gonçalves da área de Sustentabilidade da BRK Ambiental.

 Foram escolhidos 12 desenhos, cada um para ilustrar um mês do calendário 2021 da concessionária.

 Originalidade, adequação ao tema proposto, mensagem transmitida e qualidade do desenho foram os critérios de seleção. Cada jurado escolheu um desenho e depois, em conjunto, todos se reuniram para avaliar o material selecionado.

 Em 2020 o concurso de desenho teve como tema “A importância da água para a saúde e a qualidade de vida”. O tema foi escolhido pela BRK Ambiental em parceria com a Secretaria de Educação.

 “O objetivo foi provocar uma reflexão sobre a importância da água para a prevenção e combate de doenças, bem como a respeito do uso diário que fazemos do recurso em nosso cotidiano.

 Escolhemos esse tema para que os alunos pudessem refletir sobre a importância de nossa relação com a água, especialmente neste momento de pandemia”, complementa Josiane.

 Os 12 alunos que tiveram seus desenhos selecionados serão premiados com uma bicicleta e cinco exemplares do calendário.

 A premiação está programada para acontecer no dia 27 de novembro e será realizada seguindo todas as exigências sanitárias e de distanciamento social recomendadas para o período (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários