Por: Renan Isaltino | Publicado em 10 de novembro de 2020

Compartilhe

 A medida também vale para os mesários, que além das máscaras, utilizarão face shields (protetores faciais)

 O primeiro turno das eleições municipais ocorre neste domingo (15), das 7h às 17h, quando os 226.627 eleitores de Limeira votarão para prefeito e vereador. Além de exercer esse direito constitucional, é preciso ficar atento à nova resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O uso de máscara para entrar e permanecer na seção eleitoral é obrigatório, como forma de prevenção ao coronavírus.

 A medida é corroborada pelo diretor de Vigilância em Saúde da prefeitura, Alexandre Ferrari, que falou sobre a importância das medidas de prevenção, considerando-se a situação de emergência sanitária internacional. “O direito à votação é fundamental e todos devem exercê-lo com a máxima liberdade. Porém, nesse momento em que a pandemia de coronavírus está em curso, os eleitores precisam ter bom senso e exercer esse direito seguindo todas as recomendações do TSE”, afirmou.

 Ferrari também pediu a colaboração dos eleitores para evitar intercorrências durante o pleito, salientando que a fiscalização do cumprimento das normas sanitárias nos locais de votação cabe à Justiça Eleitoral, aos mesários e às forças policiais. Externamente, esse trabalho será reforçado pelos fiscais da prefeitura, com apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) e demais polícias.

 Conforme o TSE, caso algum eleitor compareça ao local de votação sem máscara, será orientado a retornar com esse item de proteção. Se houver insistência em descumprir essa determinação, forças policiais poderão ser acionadas. A medida também vale para os mesários, que além das máscaras, utilizarão face shields (protetores faciais).

 A Justiça Eleitoral recomenda levar a própria caneta para assinatura do caderno de votação. Antes e depois de votar, álcool em gel estará disponível em cada seção para higienização das mãos. Enquanto permanecer no local de votação, será necessário respeitar o distanciamento entre uma pessoa e outra, definido por marcadores de solo.

 A fim de evitar aglomerações, o eleitor deve, de preferência, comparecer sem acompanhantes à seção eleitoral. Além disso, a 66ª Zona Eleitoral sugere que os eleitores dirijam-se às seções nos horários de menor movimento (geralmente no período da tarde).

 Para comprovar a identidade, serão aceitos os seguintes documentos: carteira de motorista (impressa ou digital), carteira de trabalho, RG, e-Título (desde que tenha biometria e foto), passaporte ou outro documento de identificação com foto.

 Na dúvida quanto ao local de votação, o eleitor pode consultar o aplicativo e-Título, o site do TSE (https://www.tse.jus.br/) ou ligar para os dois Cartórios Eleitorais da cidade. Os telefones da 66ª Zona Eleitoral são: 3441-6520, 3444-4416, 3441-9348 e 34513575. Já os telefones da 399ª Zona Eleitoral são: 3441-6289 e 3441-5806. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários