Por: Renan Isaltino | Publicado em 12 de novembro de 2020

Compartilhe

 Segundo TSE, 528 candidatos estão aptos para concorrer a uma vaga na Câmara

 No domingo, dia 15 de novembro, os eleitores de Limeira vão às urnas para escolher os 21 nomes que vão compor a 61ª Legislatura (2021 a 2024) da Câmara Municipal. Até esta quinta-feira, 12 de novembro, 528 candidatos, distribuídos por 22 partidos, estão aptos para disputar a eleição, o que representa cerca de 25 candidatos por vaga, segundo informações da Justiça Eleitoral. Há ainda 41 outros candidatos cujos registros assinalam renúncia, pendente de julgamento, indeferido, indeferido com recurso ou pedido não conhecido.

 Os eleitores também vão votar para escolher o prefeito e o vice-prefeito da cidade. E, dos 22 candidatos a prefeito e a vice-prefeito, oito são vereadores ou já exerceram mandato na Câmara Municipal, o que representa 36% dos pretendentes a uma vaga no Edifício Prada.

 Renovação

 Da atual legislatura, quatro vereadores disputam um cargo nas chapas majoritárias. Em todos os casos, de vitória ou derrota, somado ao número de vereadores que não estão disputando reeleição, a Câmara terá pelo menos a renovação de seis nomes, ou seja, 28,5% da composição do legislativo municipal. Também pelo menos três das seis mulheres da bancada feminina não vão retornar à Câmara.

 Segurança sanitária

 Em tempos de pandemia, a eleição deste ano terá cuidados diferenciados para proteger a população e os mesários contra o vírus covid-19. Por isso, no local de votação, é obrigatório o uso de máscara de proteção facial. Além disso, é aconselhável levar a própria caneta para evitar compartilhamento de objetos. Da mesma forma, os mesários usarão máscara e protetor facial.

 De acordo com a Justiça Eleitoral, serão necessárias ainda outras medidas de segurança: distância mínima de pelo menos um metro entre cada pessoa e usar álcool em gel antes e depois de votar. Se o eleitor tiver febre no dia da votação ou se teve covid-19 nos 14 dias antes da eleição, é recomendável não comparecer na sessão eleitoral e ficar em casa.

 As eleições deste ano também terão horário ampliado. Segundo o TSE, o horário de votação será das 7h às 17h, considerando sempre o horário local. As primeiras três horas, das 7h às 10h, serão preferenciais para pessoas acima de 60 anos.

 Documentos

 Para votar, é obrigatório levar um documento oficial de identificação com foto. É recomendável ainda levar o título de eleitor, mas não é obrigatório. Há ainda disponível um aplicativo para tablets e celulares, chamado e-título, desenvolvido pelo TSE, que também pode ser usado para identificação. Conforme a Justiça Eleitoral, neste ano não será utilizada a biometria, a fim de evitar aglomerações e para reduzir os pontos de contato do eleitor com objetos e superfícies. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários