Por: Renan Isaltino | Publicado em 17 de novembro de 2020

Compartilhe

 A cidade continua na Fase Verde do Plano São Paulo até a nova reclassificação

 O governo do Estado de São Paulo publicou nesta terça-feira (17) decreto com a prorrogação da quarentena no Estado até o dia 16 de dezembro. A próxima atualização do Plano São Paulo, porém, inicialmente prevista para ontem (16), acontecerá no dia 30 de novembro. Limeira permanece na Fase Verde.

 Com a nova medida oficializada, de continuação da quarentena instituída em 22 de março, a Prefeitura de Limeira publicará um novo decreto nesta quarta-feira (18), revogando a de ontem, para seguir as orientações estaduais. A cidade continua na Fase Verde do Plano São Paulo até a nova reclassificação.

 A Prefeitura encaminha na tarde desta terça um ofício com o esclarecimento às entidades de classe que representam a economia local como forma de combater informações falsas que têm circulado.

 Limeira deve seguir rigorosamente o Plano São Paulo durante a pandemia de coronavírus, que é a estratégia do governo do Estado para todos os municípios paulistas. O decreto municipal é necessário apenas para oficializar a decisão estadual para efeitos administrativos da Prefeitura.

 A região de Piracicaba, a qual Limeira está inserida, está mantida na Fase Verde, a penúltima do plano de retomada com menores restrições. Limeira tentou, no início da pandemia, estabelecer um plano próprio de retomada, com maior flexibilização da economia, mas por ordem judicial foi obrigada a respeitar as regras do Estado, que tem competência para decisões durante uma pandemia. A Prefeitura de Limeira foi até o Supremo Tribunal Federal (STF) para conseguir autonomia, mas foi negado pela instância máxima do Judiciário.

 O município pode apenas ser mais restritivo, o que ocorre apenas com a suspensão das atividades presenciais nas escolas. Esta decisão da administração municipal tem o suporte do grupo técnico, composto por profissionais de todos os hospitais e da Prefeitura.

 Inquéritos sorológicos foram aplicados na população para medir o avanço da doença no município. Até o momento, foram disponibilizados pelo município mais de 38,8 mil testes.

 Um inquérito sorológico está em andamento com profissionais da Educação. Todos os servidores municipais das escolas serão testados. Professores da rede estadual e particular, além de alunos, também serão chamados por amostragem para o exame. Mais de 5 mil testes serão aplicados e poderão nortear futuras decisões.

 Neste momento, o município registra baixa ocupação de leitos na Unidade de Referência Coronavírus (URC), com média de 30%. A média móvel de casos confirmados dos últimos dias mostra 22 positivos diariamente. Esta média chegou a quase 200 por dia.

 A reclassificação da fase do plano São Paulo depende da região, mas a Secretaria de Saúde acredita que, a continuar como está, talvez seja possível avançar para a Fase Azul, que é o momento de controle da doença, com a liberação de todas as atividades com protocolos específicos.

 Desde o último dia 6, estão autorizadas na cidade as atividades culturais, convenções e eventos sociais de negócios com capacidade de 60% do público, assim como o público em pé durante os eventos culturais. Esta flexibilização está prevista em decreto publicado no dia 9 de outubro, quando Limeira passou para a Fase Verde e permitia esta flexibilização após 28 dias.

 Confira o avanço de Limeira nas fases do Plano São Paulo:

 3 de junho/Fase Laranja – O primeiro balanço do mapeamento do Plano São foi divulgado pelo governo estadual em 3 de junho. A região de Piracicaba, a qual Limeira faz parte, estava na Fase Laranja.

 3 de julho/Fase Vermelha – No quinto balanço, divulgado em 3 de julho, a região foi para a Fase Vermelha.

 10 de julho/Fase Laranja – A região voltou para a Fase Laranja na sétima reclassificação

 24 de julho/Fase Vermelha – Na oitava reclassificação, voltou para a Fase Vermelha.

 7 de agosto/Fase Amarela – Foi na décima primeira atualização que o governo do Estado classificou a região diretamente na Fase Amarela.

 9 de outubro/Fase Verde – Limeira avançou para a fase verde no início do mês passado, e assim permanece.

 16 de novembro – Governo do Estado anuncia adiamento da reclassificação para o dia 30. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários