Por: Renan Isaltino | Publicado em 23 de novembro de 2020

Compartilhe

 Do total de procedimentos, 86 apresentaram alterações, segundo a diretora de Atenção Primária à Saúde, Camila Rezende

 A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Saúde, divulgou nesta segunda-feira (23), balanço parcial do Novembro Azul, campanha voltada à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. Desde o início do mês, foram realizadas 978 coletas de PSA – exame de sangue capaz de diagnosticar a doença no estágio inicial. No município, a campanha resulta de uma parceria com a Associação Limeirense de Cuidado e Carinho (Alicc), o hospital Santa Casa e o Ambulatório Médico de Especialidades (AME).

 Do total de procedimentos, 86 apresentaram alterações, segundo a diretora de Atenção Primária à Saúde, Camila Rezende. Ela esclarece que esses pacientes estão sendo convocados pela Secretaria de Saúde para fazer uma nova testagem.

 Até o dia 30, o PSA (Antígeno Prostático Específico) estará disponível nas Unidades Básicas de Saúde e no Laboratório Municipal, que fica na Rua João Machado Gomes Júnior, 54 (entrada pela Rua Piauí). Homens de 45 a 50 anos também poderão fazer o exame, se houver casos de câncer entre os parentes de primeiro grau.

 Não é necessário apresentar o pedido médico para fazer a coleta. Basta comparecer às unidades de saúde, das 7h às 9h, de segunda a sexta-feira, levando documento de identificação com foto e Cartão SUS. Em caso de dúvida, a orientação é procurar a UBS mais próxima.

 Para tanto, o paciente deve obedecer rigorosamente o seguinte preparo médico:

 – não fazer exercícios físicos ou andar de bicicleta dois dias antes do exame;

 – não manter relações sexuais dois dias antes da coleta;

 – é necessário aguardar quatro dias, caso o paciente tenha feito exame médico de toque retal ou sondagem uretral;

 – após colonoscopia, aguardar no mínimo 15 dias;

 – após biópsia de próstata, esperar 30 dias. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários