Por: Renan Isaltino | Publicado em 1 de dezembro de 2020

Compartilhe

 A premiação foi realizada na sexta-feira (27), seguindo todas as exigências sanitárias e de distanciamento social recomendadas para o período

 Alunos da rede municipal de ensino de Limeira, que participaram e tiveram seus desenhos selecionados no concurso “Um mundo mais colorido”, foram premiados pela BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto do município. A premiação foi realizada na sexta-feira (27), seguindo todas as exigências sanitárias e de distanciamento social recomendadas para o período.

 Os autores dos doze desenhos selecionados no concurso receberam uma bicicleta, além de calendários ilustrados com seus trabalhos. A aluna Manuela Cabrera Vanegas, da escola municipal Profª Raquel Ap. Gonçalves Fransceschi, foi a primeira a receber o prêmio. Animada com o resultado do concurso, ela comentou sobre seu trabalho, que trouxe em destaque a água como um fenômeno natural da chuva. “Eu me inspirei no ciclo da água para fazer esse desenho. Um tema que aprendi quando ainda estava no segundo ano”, disse.

 Em 2020 o concurso de desenho teve como tema “A importância da água para a saúde e a qualidade de vida” e foi direcionado aos estudantes do 4º ano das escolas da rede pública municipal de ensino. A gerente de sustentabilidade da BRK Ambiental, Thais Cortina, explica que o objetivo foi provocar uma reflexão sobre a importância da água para a prevenção e combate de doenças, bem como o respeito pelo uso diário desse recurso no cotidiano das pessoas. “Escolhemos esse tema para que os alunos pudessem refletir sobre a importância de nossa relação com a água, especialmente neste momento de pandemia. E a qualidade dos desenhos inscritos nos surpreendeu. As crianças conseguiram expressar mensagens positivas e até reflexivas sobre a relação da água com as atividades humanas”, afirma.

 Este é o nono ano consecutivo do concurso, que faz parte do Projeto Técnico Socioambiental (PTS), financiado pela Caixa Econômica Federal. A atividade é realizada pela concessionária em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

 Adriana Cristina Muller Del Mondo, coordenadora da área de Educação Ambiental da Secretaria da Educação de Limeira, destaca como principal diferencial dessa edição do concurso a participação das famílias. “Conseguimos observar que as famílias participaram, que elas aderiram à atividade e esse movimento conjunto veio agregar ao resultado. Toda a família pensou sobre o tema, apoiando a criança na proposta do trabalho. Isso é muito positivo”, ressalta.

 A professora Maria Ap. Franceschini Tavares Fantin, da escola municipal Profª Flora de Castro Rodrigues, acompanhou a premiação da aluna Elisa Oliveira Pequenho. “Enquanto educadora, é muito gratificante participar desse momento”, afirma. Esse foi o primeiro ano em que a professora participou do concurso e, mesmo numa rotina tão atípica, relata como trabalhou com seus alunos. “Procurei repertoriá-los com conteúdos sobre o tema, indicando sugestões de leituras de gibis, vídeos. Tudo via contato dos pais, pedindo a colaboração das famílias. Senti que os alunos foram acolhidos e estimulados a participar”, revela.

 Os alunos vencedores do concurso “Um mundo mais colorido” foram:

 Elisa Oliveira Pequenho – CEIEF Profª Flora de Castro Rodrigues

 Livia Honorato de Castro – CEIEF Profª Maria Paulina Rodrigues Provinciatto

 Caroline Casaroti da Silva – CEIEF Rafael Affonso Leite

 Nicole Marques Piccin – EMEIEF Tenente Aviador Ary Gomes De Castro

 Heloise Franchini da Silva – EMEIEF Pastor Ismael Pereira Lago

 Luana Alexandre Brasileiro – EMEIEF Major José Levy Sobrinho

 Mônica Souza Nilsen – EMEIEF Prof. José Roberto Braz

 Luís Felipe Guerra – EMEIEF Profª Maria Apa. Degaspare

 Mileni Bonfini Costa – EMEIEF Prof. José Roberto Braz

 Guilherme Henrique de Oliveira – EMEIEF Mário de Souza Queiroz Filho

 Rafael de Paiva Rodrigues – EMEIEF Prof. José Justino Castilho

 Manuela Cabrera Vanegas – EMEIEF Profª Raquel Ap. Gonçalves Franceschi

 Os doze desenhos selecionados no concurso podem ser conhecidos no site da concessionária – www.brkambiental.com.br/limeira. Os desenhos estampam o calendário 2021 da BRK Ambiental. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários