Por: Renan Isaltino | Publicado em 1 de dezembro de 2020

Compartilhe

 Propostas são de autoria dos vereadores Carolina Pontes e Estevão Nogueira

 Estimular o interesse de jovens pela política. Esse é o objetivo de dois projetos aprovados na sessão ordinária desta segunda-feira (30). Um, de autoria da vereadora Carolina Pontes (PSDB), institui a Semana de Integração, Conscientização e Incentivo aos Jovens e Adolescentes na Política no Calendário Oficial do Município. O outro, do vereador Estevão Nogueira (PSC), regulamenta o funcionamento das atividades dos Vereadores Juniores na Câmara.

 Vereadores Juniores

 O projeto Vereadores Juniores já existe na Câmara desde 1998 e a atual propositura estabelece diretrizes e traz a regulamentação para o funcionamento das atividades.

 De acordo com o  Projeto de Resolução N° 2/2020,  a Câmara de Vereadores Juniores tem por finalidade possibilitar aos jovens alunos das escolas públicas e particulares de Limeira a vivência do processo democrático mediante a simulação da atividade parlamentar.

 A proposta traz diretrizes sobre a formação da Comissão Organizadora, divulgação do projeto para as escolas, eleição e instalação da Câmara de Vereadores Juniores, deveres dos vereadores juniores, sessões, atuação dos vereadores padrinhos e encaminhamento de proposituras.

 Para participar do projeto, o aluno deve estar cursando regularmente o ensino fundamental ou médio e ter idade entre 12 e 16 anos. A eleição dos 21 alunos para composição da Câmara de Vereadores Juniores é feita nos estabelecimentos de ensino, o mandato é de um ano e cada vereador júnior será auxiliado por um vereador padrinho, que supervisionará seus trabalhos e será responsável pelo encaminhamento das proposituras ao trâmite oficial da Câmara.

 Segundo Estevão Nogueira, a atual propositura preenche lacunas em relação à regulamentação prática do projeto, trazendo uma compilação de todas as resoluções vigentes já apresentadas e um detalhamento do funcionamento das diferentes etapas envolvidas na organização e atuação da Câmara de Vereadores Juniores.

 “Esse projeto é uma iniciativa louvável, que contribui para o aprendizado e crescimento de jovens do município, é um projeto muito importante, que visa trazer o jovem para a Câmara, para contribuir com a cidade de Limeira”, argumenta Estevão.

 Semana de Integração, Conscientização e Incentivo aos Jovens e Adolescentes na Política

 O Projeto de Lei Nº 184/2017 institui no Calendário Oficial do Município a Semana de Integração, Conscientização e Incentivo aos Jovens e Adolescentes na Política, na Câmara Municipal de Limeira, a ser realizada anualmente na primeira semana do mês de junho.

 A autora apresentou, na justificativa do projeto, estudos que apontam queda no no número de eleitores jovens e perda de interesse pela política. Segundo a pesquisa, “apenas 3% dos jovens afirmaram confiar nos partidos políticos, somente 8,5% consideram-se politicamente participantes e dois terços dos jovens apontaram completa e total descrença no que diz respeito à representatividade dos políticos na defesa dos interesses dos cidadãos”.

 Carolina Pontes aponta que mesmo em Limeira a participação dos jovens na política está aquém do necessário e que alterar esse quadro é fundamental, por isso a necessidade de criação deste projeto. “Essa é mais uma forma do jovem encontrar um espaço para discussão e para o debate democrático”, afirma. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários