Por: Renan Isaltino | Publicado em 2 de dezembro de 2020

Compartilhe

 Nas duas etapas anteriores, no ano passado, o programa foi responsável por 4.316 consultas, 900 cirurgias de catarata e 150 de pterígio

 O + Visão contabilizou em novembro desde ano 527 cirurgias de catarata, totalizando 1.184 procedimentos dessa natureza na terceira fase do programa, que começou em outubro. Além de catarata, foram realizadas 36 cirurgias de blefaroplastia – intervenção para remover o excesso de pele da pálpebra e restaurar o campo de visão dos pacientes. Promovido pela Prefeitura de Limeira, o + Visão é executado pela Secretaria de Saúde, com objetivo de reduzir a demanda por consultas e cirurgias oftalmológicas.

 Antes da cirurgia, 1.370 pacientes receberam avaliação de uma equipe médica. Para as cirurgias de catarata, a pasta priorizou pacientes que já haviam realizado o procedimento anteriormente e aguardavam a convocação para a intervenção no segundo olho. No caso da blefaroplastia, a indicação foi para pacientes que apresentavam excesso de pele ou de gordura nas pálpebras, ocasionando desconforto e obstrução do campo visual.

 Os atendimentos, incluindo consultas e cirurgias, ocorreram na UPA 24 Horas “Dr. Joaquim Nogueira da Cruz Neto”. E como medida preventiva, os pacientes e acompanhantes foram submetidos a testes de Covid-19. Foram 2.277 sorológicos (teste rápido) e 215 de PCR (swab), sendo que 217 apresentaram resultado positivo.

 HISTÓRICO

 Nas duas etapas anteriores, no ano passado, o programa foi responsável por 4.316 consultas, 900 cirurgias de catarata e 150 de pterígio (remoção de membrana que atinge a córnea). Diferentemente da edição atual, as consultas ocorreram em uma estrutura montada no Parque Cidade. Já as cirurgias, no Hospital Humanitária.

 A Secretaria de Saúde informa que mais pacientes serão convocados para consultas e cirurgias agora em dezembro. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários