Por: Renan Isaltino | Publicado em 4 de dezembro de 2020

Compartilhe

 O espetáculo gratuito é uma adaptação da peça “O Despertar da Primavera”, do alemão Frank Wedekind

 O Teatro Vitória recebe neste sábado (5), às 19h, o espetáculo “O Despertar”, produzido pelo Grupo Teatral Porão, viabilizado por meio do Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (ProAC), e que, em Limeira, leva apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura. O espetáculo gratuito é uma adaptação da peça “O Despertar da Primavera”, do alemão Frank Wedekind. A apresentação tem o formato musical e foi adaptado por Caroline Grechi, que também dirige o espetáculo.

 O enredo aborda temas críticos da época em que foi escrita na Alemanha – entre 1890 e 1891 –, como a sexualidade na adolescência, a opressão no ambiente escolar e familiar e a imposição religiosa. “O texto do final do século XIX se aplica aos dias de hoje e é essa a oportunidade que o teatro nos dá: colocar no palco um espetáculo atemporal com forte impacto na nossa realidade”, falou a diretora.

 Para contar a história de Melchior, Wendla, Moritz e seus amigos, 11 atores se dedicaram aos ensaios de canto e expressão corporal desde março deste ano. Melchior é um jovem determinado e carismático pelo qual Wendla se apaixona e ao qual se entrega, desconhecendo as consequências da aproximação em razão da desinformação patrocinada pela família e pela cultura daquela sociedade. Moritz, por sua vez, é inseguro, sonhador e tem suas vontades abafadas pelo mesmo rigor imposto na família e no ambiente escolar. “É uma tragédia que se repete e um debate que precisa ser feito com sinceridade e verdade”, observou a assistente social Marina Borges, consultora do grupo. Marina é ainda a responsável que conduzirá uma roda de conversa sobre o espetáculo após a apresentação.

 CUIDADOS

 Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados na bilheteria do teatro duas horas antes do início do espetáculo. A classificação é de 16 anos e a apresentação é acessível em libras.

 Todo o elenco participante será testado para Covid-19 pelo Laboratório Biocenter, que apoia o grupo. A plateia será limitada a 40% da capacidade e o uso de máscaras é obrigatório. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários