Por: Renan Isaltino | Publicado em 14 de dezembro de 2020

Compartilhe

 A iniciativa foi da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Saúde, visando aumentar a cobertura vacinal no município

 O dia “D” de vacinação contra poliomielite e sarampo, realizado no sábado (12), resultou na aplicação de 120 doses. A iniciativa foi da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Saúde, visando aumentar a cobertura vacinal no município.

 Na ocasião, houve dois pontos de vacinação, na Praça Toledo Barros – com apoio do programa Saúde Sobre Rodas, e na sede da Divisão de Vigilância Epidemiológica, onde estavam disponíveis outras vacinas do calendário preconizado pelo Ministério da Saúde.

 Desde o início das campanhas, foram aplicadas 8.257 doses da vacina contra a poliomielite, cobertura de 60%, e 3.797 doses da vacina contra o sarampo, cobertura de 79,2%.

 O diretor de Vigilância em Saúde, Alexandre Ferrari, ressalta a importância de a população manter o Cartão de Saúde em dia. Ele salienta que a prefeitura vem adotando todos os esforços para facilitar o acesso da população à vacinação, o que incluiu a prorrogação das campanhas e a realização do dia “D” independente no último sábado (12).

 Ferrari informa, ainda, que as vacinas continuam disponíveis gratuitamente na rede municipal. “Quem perdeu a oportunidade de se vacinar durante o dia “D” ainda pode procurar as unidades de saúde com salas de vacinação e a Vigilância Epidemiológica, que fica na Av. Ana Carolina de Barros Levi, 650”, diz.

 A vacina contra a poliomielite é indicada para crianças menores de 1 ano (com 11 meses e 29 dias) que não tomaram as três doses recomendadas para essa faixa etária. Nesse caso, elas receberão a Vacina Inativada contra a Poliomielite (VIP). No grupo de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias, todas as crianças receberão a Vacina Oral contra a Poliomielite (VOP), independentemente da situação vacinal anterior.

 Já a vacina contra o sarampo é voltada a crianças a partir dos seis meses, jovens e adultos até 29 anos, 11 meses e 29 dias, que ainda não foram vacinados ou que receberam apenas uma dose da vacina. Para adultos de 30 a 49 anos, 11 meses e 29 dias, a vacina é administrada para quem ainda não tomou nenhuma dose. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários