Por: Renan Isaltino | Publicado em 23 de dezembro de 2020

Compartilhe

 O secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Paulo Trigo, afirma que o trabalho realizado fomentou a consciência ambiental das pessoas

 A gestão ambiental realizada pela Prefeitura de Limeira nos últimos 4 anos trouxe impactos positivos para a qualidade de vida da população. O secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Paulo Trigo, afirma que o trabalho realizado fomentou a consciência ambiental das pessoas.

 O município recebeu nesse período 32.367 novas árvores, plantadas tanto pela equipe do Departamento de Licenciamento, Fiscalização e Áreas Verdes quanto via Termo de Compromisso de Recuperação Ambiental (TCRA). Os benefícios ambientais são diversos, e passam pela melhoria da qualidade do ar, conforto térmico e ampliação da biodiversidade.

 Trigo ressalta que o envolvimento da sociedade foi fundamental para esse resultado. “Tivemos ações em parceria com empresas, entidades e grupos independentes. Houve uma evolução na cultura de Limeira, que abraçou e entendeu a causa da arborização urbana”, disse.

 Para o secretário, isso não seria possível sem o trabalho do Departamento de Educação Ambiental, que atuou de maneira abrangente tanto na educação formal, com o programa Escola VerdeAzul, quanto na educação não-formal, por meio de palestras, treinamentos e visitas técnicas. Mesmo nesse período de isolamento social, a equipe desenvolveu atividades online, como a Semana de Meio Ambiente e a campanha Julho sem Plástico, impactando mais de 120 mil pessoas nas redes sociais da Prefeitura de Limeira.

 Outro avanço dessa gestão foi no Departamento de Proteção e Bem-estar Animal, que transformou o Zoológico Municipal em um espaço de educação ambiental, atendendo 28.303 pessoas. São realizadas atividades de férias, além de trilhas monitoradas e palestras no período de aulas. Ao todo, foram mais de 220 mil visitantes no Zoo. O espaço abriga atualmente 250 animais.

 O Zoo também recebe animais apreendidos pelo Pelotão Ambiental da Guarda Civil Municipal e pelos Bombeiros ou entregues pela população. Nos últimos 4 anos, foram 750 animais recolhidos. Destes, 397 se recuperaram e foram devolvidos à natureza.

 No Canil e Gatil Municipal, foram realizadas 5.370 consultas orientativas. Além disso, 2.785 animais foram castrados.

 Já o Departamento de Extensão Rural atende produtores rurais e promove ações como cursos, mobilização e orientações. O município conta com três Feiras do Produtor Rural, em que os visitantes podem consumir com mais sustentabilidade, valorizando a produção local. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários