Por: Cauê Pixitelli | Publicado em 5 de janeiro de 2021

Compartilhe

 Concessionária irá instalar uma nova tecnologia para a dosagem de cloro na água distribuída à população

 A aplicação do cloro na água é uma das contínuas medidas adotadas pela BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Limeira, para garantir a potabilidade da água distribuída à população. Além de ser uma exigência do Ministério da Saúde, órgão responsável por regulamentar este tema, a ação representa uma das etapas feitas na Estação de Tratamento de Água (ETA) e tem como principal objetivo realizar a desinfecção, garantido a qualidade da água distribuída.

 Com o objetivo de aprimorar esse trabalho, a concessionária iniciou uma obra para instalar um novo sistema de dosagem de cloro na ETA. Trata-se da implantação do sistema de Hipoclorito de Sódio, um agente desinfetante, que apresenta grande eficiência quanto a inativação de microrganismos indicadores de contaminação.

 “É um oxidante que será dosado na entrada da água bruta da Estação de Tratamento de Água e após a etapa de filtração. Ele será responsável por remover as substâncias presentes na água e a matéria orgânica, evitando assim que a água apresente coloração ou gosto. Serve como uma barreira contra microrganismos e outros componentes encontrados na água bruta”, explica Rodrigo Dias, diretor de operações da BRK Ambiental.

 Com esse novo sistema, haverá uma maior capacidade e autonomia na aplicação de cloro na água em relação ao sistema atual de gás cloro. Além disso, ele traz maior segurança operacional, uma vantagem em relação ao sistema atual.

 A obra será dividida em quatro etapas, sendo elas:

 Etapa 1: Serviços Civis – construção das estruturas de concreto e do galpão que irá abrigar os equipamentos;

 Etapa 2: Serviços Hidromecânicos – montagem das tubulações e equipamentos;

 Etapa 3: Serviços Elétricos e automação – construção da infraestrutura elétrica, instalação dos painéis elétricos e automação do sistema;

 Etapa 4: Comissionamento e star-up – Nessa etapa são realizados os testes para garantir o correto funcionamento do sistema, para que ele entre em operação.

 “É uma obra de extrema importância para o município e que beneficiará todos os limeirenses. Em períodos mais secos, como o vivenciado este ano, a qualidade da água bruta captada fica prejudicada, principalmente no rio Jaguari. Diante disso, precisamos dosar mais produtos químicos para garantir a qualidade da água distribuída e, em alguns casos, os clientes têm a percepção de alteração de cor e odor. Com esse novo sistema, minimizaremos esses efeitos e continuaremos garantindo a qualidade da água distribuída à população”, reforça o diretor. A previsão é que a obra seja concluída no primeiro semestre de 2021. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários