Por: Redação NL | Publicado em 12 de janeiro de 2021

Compartilhe

 O diagnóstico precoce da doença é importante para evitar as deformidades físicas provocadas pela mesma

 Na primeira semana de janeiro, a Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Saúde, deu início à campanha Janeiro Roxo. O intuito é conscientizar a população sobre os sinais, sintomas, diagnóstico e tratamento da hanseníase, doença crônica e contagiosa, mas que tem tratamento gratuito em Limeira. A campanha segue durante o mês, em alusão ao Dia Nacional de Combate à Hanseníase, lembrado em 28 de janeiro.

 De acordo com a Secretaria de Saúde, o diagnóstico precoce da doença é importante para evitar as deformidades físicas provocadas pela doença. “Ao identificar manchas que não doem, não incomodam e não possuem sensibilidade no local, orientamos que as pessoas procurem por uma unidade de saúde mais próxima de casa”, alerta a chefe da Vigilância Epidemiológica, Amélia Maria da Silva.

 Em Limeira, segundo Amélia, foram registrados cinco casos da doença em 2020, todos identificados na forma mais grave da doença e ainda em tratamento. Conforme ela, isso significa que o tratamento pode levar até um ano. Já em 2019, foram 12 casos, sendo que três deles ainda estão em tratamento, pois são mais graves. Os demais pacientes já tiveram alta.

 Ainda de acordo com Amélia, além de evitar deformidades físicas, o diagnóstico prévio evita maior contágio da doença. “A hanseníase tem cura. Em Limeira, são oferecidos, gratuitamente, o diagnóstico e o tratamento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Uma vez identificada a doença, o paciente é encaminhado para a vigilância, onde o tratamento da doença tem início”, explica.

 SINTOMAS

 Os primeiros sinais da hanseníase, causada pelo Bacilo de Hansen, são manchas avermelhadas ou esbranquiçadas na pele, que não coçam, não causam dor e não incomodam. Em algumas áreas, no entanto, pode haver a sensação de formigamento e dormência.

 O contágio ocorre pelo convívio direto e prolongado, por meio da respiração de gotículas eliminadas no ar pela tosse, pela fala e pelo espirro de uma pessoa com hanseníase. O tratamento, gratuito na rede municipal de saúde, pode durar de 6 meses a 1 ano, dependendo da forma em que se apresente a doença.

 Mais informações e orientações podem ser obtidas na Vigilância Epidemiológica (Avenida Ana Carolina Barros Levy, 650, Centro) e pelos telefones 3442-5984 e 3441-1914. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários