Por: Renan Isaltino | Publicado em 14 de janeiro de 2021

Compartilhe

 O ARC deve retomar os atendimentos na próxima semana, em data a ser definida

 O prefeito Mario Botion anunciou nesta quinta-feira (14) a retomada da estrutura externa do Ambulatório Referência de Combate ao Coronavírus (ARC), próximo ao hospital Humanitária. A decisão foi baseada na orientação do grupo técnico que norteia as ações em Limeira, devido ao aumento de notificações relacionadas à Covid-19. O ARC deve retomar os atendimentos na próxima semana, em data a ser definida.

 “O ambulatório ao lado da Humanitária permitirá um atendimento melhor e de mais qualidade, uma vez que a procura pela URC está alta”, explica o chefe do Executivo. Segundo Botion, outro objetivo do ARC é tratar precocemente os pacientes com suspeita ou confirmação para Covid-19. “O tratamento nos primeiros sintomas tem se mostrado eficiente e dado bons resultados, portanto continuaremos fazendo esse trabalho.”

 O ARC terá atendimento ambulatorial de casos suspeitos de coronavírus. A estrutura, em fase de implantação, será composta por dois consultórios, salas para testagem e farmácia com dispensação de medicamentos para tratamento dos pacientes. A equipe será formada por médico e biomédico, farmacêutico, profissionais de enfermagem e técnico de enfermagem, além do administrativo.

 Conforme a Secretaria de Saúde, devem ir ao Ambulatório Referência de Combate ao Coronavírus (ARC) os munícipes que estiverem sentindo alguns dos sintomas relacionados à doença, como: febre alta continuada, diarreia, perda de olfato e paladar, falta de ar, dor de cabeça, dor de garganta e dor no corpo. Lá, além de poder fazer o teste, a população terá os medicamentos necessários para o tratamento dos sintomas.

 Inicialmente, o ambulatório funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

 HISTÓRICO

 O ambulatório foi criado em julho de 2020 com intuito de ampliar a rede de assistência aos pacientes suspeitos e confirmados de coronavírus e desafogar o fluxo de pacientes nas demais unidades de Pronto-Socorro de Limeira, principalmente na URC. Em setembro do mesmo ano, com a desaceleração na contaminação do vírus, o ambulatório passou a funcionar dentro da Unidade de Referência, no anexo à Humanitária. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários