Por: Renan Isaltino | Publicado em 21 de janeiro de 2021

Compartilhe

 O primeiro lote de vacinas, com 2.920 doses, chegou em Limeira no começo da tarde

 A técnica de enfermagem, Edina Vieira da Silva, 38 anos, foi a primeira pessoa vacinada contra a Covid-19 em Limeira. A imunização, feita com a CoronaVac, do Instituto Butantan, ocorreu nesta quinta-feira (21) na Unidade de Referência Coronavírus (URC), onde Edina trabalha. A vacina foi aplicada pela chefe da Vigilância Epidemiológica, Amélia Maria da Silva. O prefeito Mario Botion, a vice-prefeita Erika Tank e o secretário de Saúde, Vitor Santos, acompanharam o início da vacinação.

 Após Edina, o médico intensivista Rafael Makoto Panetta, 39 anos, e o enfermeiro intensivista Apoen Lopes Bueno, 30 anos, também foram vacinados. Para os três, o início da imunização representa esperança. “É esperança de menos positivados, menos mortes, menos ocupação de leitos. Essa vacina veio na hora certa”, desabafou ela, emocionada. “É uma vitória. Eu que estou na linha da frente, sei como é difícil perder um ente querido. À população, não tenham medo da vacina”, falou Edina.

 O prefeito Mario Botion destacou a importância do momento, em especial para as pessoas que estão na linha de frente. “São eles que enfrentam essa batalha desde o início. Que a Edina, o Rafael e o Apoen sejam portadores do agradecimento da nossa cidade a todos os profissionais da saúde”, afirmou. “Esse momento mostra que o município, por meio da Secretaria de Saúde, está e sempre esteve preparada para fazer a imunização”, enfatizou Botion.

 Emocionada, a vice prefeita também agradeceu os profissionais da saúde por todo o empenho durante a pandemia. “É o momento de agradecer a Deus e à ciência que proporcionaram esse momento”, falou Erika Tank. O secretário de Saúde destacou o trabalho de equipe de todos os trabalhadores da área. “Meu muito obrigado em nome da Secretaria de Saúde. Todos precisamos estar juntos para que consigamos o melhor resultado para a população limeirense”, frisou.

 Amélia, que foi a responsável por vacinar Edina, Rafael e Apoen, confessou que ficou nervosa, mas cumpriu com sua função. “É uma emoção fazer parte de uma ação tão importante quanto essa e tão esperada”, disse. Ela ainda garantiu que as pessoas podem confiar na vacina. “Temos um programa de vacinação no Brasil que é referência para todo o mundo. Já controlamos muitas doenças através da vacinação e essa vai ser mais uma que conseguiremos controlar com a vacina e com as medidas sanitárias.”

 O primeiro lote de vacinas, com 2.920 doses, chegou em Limeira no começo da tarde. Imediatamente, as equipes da Vigilância Epidemiológica fizeram a checagem. Agora, serão vacinados os demais profissionais da URC e dos Pronto Atendimentos, e as doses serão encaminhadas proporcionalmente aos hospitais de Limeira. Informações sobre a vacina e quem deve tomar nesta fase podem ser encontradas em www.limeira.sp.gov.br/vacinacao.

 Também acompanharam a primeira vacinação contra a Covid-19 a diretora de Urgência e Emergência, Maria Fernanda Olivio Dionizio, o diretor de Vigilância em Saúde, Alexandre Ferrari, as vereadoras Mariana Calsa, Tatiane Lipes e Isabelly Carvalho, além do vereador Everton Ferreira. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários