Por: Renan Isaltino | Publicado em 27 de janeiro de 2021

Compartilhe

 Elas serão direcionadas, neste momento, para os idosos abrigados em asilos e seus cuidadores, conforme prevê o Plano Nacional de Vacinação

 Limeira recebeu nesta quarta-feira (27) 2.240 doses da vacina de Oxford/AstraZeneca contra a Covid-19. Uma equipe da Secretaria de Saúde de Limeira buscou as doses em Piracicaba. O prefeito Mario Botion e a vice-prefeita Erika Tank acompanharam a chegada das vacinas na Vigilância Epidemiológica. Elas serão direcionadas, neste momento, para os idosos abrigados em asilos e seus cuidadores, conforme prevê o Plano Nacional de Vacinação.

 Botion destacou a importância da chegada dessas vacinas, para que o município dê andamento ao processo de imunização da população, atendendo aos critérios do Ministério da Saúde. “Embora a quantidade seja pequena, é importante que a vacinação ocorra de maneira continuada. Estamos trabalhando com todas as nossas equipes, de maneira adequada, respeitando o Plano Nacional de Vacinação”, falou.

 Todas as 2.240 doses serão utilizadas neste momento. Depois, o Ministério da Saúde deverá enviar novas vacinas, em até 90 dias, para aplicação da segunda dose. “Esperamos que o Governo Federal acelere o processo de entrega, pois estamos preparados para fazer a imunização dos limeirenses. E continuaremos fazendo gestão para que possamos receber um volume maior de doses e imunizar mais pessoas”, frisou.

 Diretor de Vigilância em Saúde, Alexandre Ferrari explicou que, diferente da CoronaVac, as vacinas da Oxford/AztraZenenca são condicionadas em frascos com 10 doses cada. Isso significa que o profissional que fará a vacinação precisará aspirar uma dose por vez. “Infelizmente, nesse processo, pode ocorrer a perda de 10% a 20% do imunizante. Isso acontece em todas as campanhas de vacinação em que são utilizados esses frascos”, explicou.

 De acordo com Ferrari, o processo de distribuição das vacinas começa hoje. Elas serão encaminhadas às 18 instituições que abrigam idosos, e que estão cadastradas junto à Prefeitura de Limeira, e seus cuidadores. Posteriormente, com o saldo dessas vacinas, a Secretaria de Saúde dará início à imunização dos demais profissionais da saúde com 60 anos ou mais. Eles serão comunicados pela pasta sobre como funcionará a vacinação.

 Já a imunização dos profissionais da saúde de linha de frente, ou seja, que têm contato direto com pacientes suspeitos ou confirmados de coronavírus, segue em andamento. Informações sobre a vacina contra a Covid-19 em Limeira podem ser obtidas em www.limeira.sp.gov.br/vacinacao (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários