Por: Renan Isaltino | Publicado em 12 de fevereiro de 2021

Compartilhe

 Em 2020, BRK Ambiental removeu 238 toneladas de lixo do sistema de esgoto de Limeira

 Com a pandemia do novo coronavírus e o isolamento social, o Brasil registrou um aumento do volume de materiais plásticos descartados irregularmente.

 De acordo com o relatório Atlas do Plástico, publicado pela fundação alemã Heinrich Böll, o uso de máscaras descartáveis e as embalagens de alimentos utilizadas em serviços de entregas estão entre os fatores que contribuíram com esse cenário. A Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), aponta que, em comparação com 2019, foi registrado um aumento de 25% a 30% na coleta de materiais recicláveis no Brasil apenas durante o período da pandemia.

 Diante disso, a BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Limeira, reforça a importância da contribuição da população na destinação correta dos resíduos.

 Em 2020, por meio das atividades de manutenção, limpeza e nas etapas de gradeamento das estações, a concessionária retirou 238 toneladas de resíduos (lixo) do sistema de esgoto do município.  Para manter o funcionamento adequado das redes de esgoto, a empresa manteve uma rotina mensal de limpeza preventiva em cerca de 16,7 mil metros de tubulações.

 Durante esse trabalho, frequentemente, são encontrados resíduos de construção civil (pedras, resto de cimento, madeira, plástico, papelão, sacos etc.) e descartes de banheiro (papel higiênico, fio dental, preservativos, cabelo, cotonetes, tecidos, sacos plásticos etc.). Além de resíduos de cozinha que são descartados irregularmente, como restos de comida e, principalmente, óleo e gordura.

 “É importante conscientizar a população a respeito do tema e lembrar que as redes de esgoto são projetadas para receber apenas 1% de resíduos sólidos e 99% de líquidos. Quando uma pessoa descarta um resíduo sólido em uma tubulação, como ralos ou vaso sanitário, isso pode resultar em entupimentos, vazamentos e até mesmo provocar o retorno do esgoto a um imóvel”, explica Rogério Lima, gerente de operações da concessionária em Limeira.

 A BRK Ambiental reforça que o processo de tratamento do esgoto tem como objetivo remover o material sólido, organismos patogênicos característicos do esgoto bruto, além de reduzir a carga orgânica e compostos químicos indesejáveis para níveis adequados aos da legislação vigente. O excesso de lixo nas redes pode provocar impactos em todo o sistema de saneamento, além de transtornos à população.

 “Pequenas mudanças de hábitos no dia a dia contribuem positivamente com o bom funcionamento dos sistemas de saneamento básico. Uma simples tampa de pasta de dente descartada pelo ralo já pode gerar um grande problema. O material não é capaz de se dissolver na água e pode fazer com que outros objetos lançados indevidamente fiquem enroscados nele, provocando o entupimento da rede de esgoto”, reforça.

 Para dicas e informações sobre os cuidados com as redes de esgoto e o descarte correto de lixo, acesse: blog.brkambiental.com.br. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários