Por: Renan Isaltino | Publicado em 16 de fevereiro de 2021

Compartilhe

 O evento será remoto, com transmissão pelo Facebook do Museu Major José Levy Sobrinho

 No próximo dia 4 de março, das 9h às 17h, a Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Cultura, e o Centro de Memória-Unicamp realizam um evento para discutir questões em torno da documentação e conservação de acervos culturais preservados em instituições como museus, arquivos e centros de documentação. Com duas mesas, a proposta é explorar casos e, com isso, disseminar boas práticas, em especial em instituições culturais de médio e pequeno porte. O evento será remoto, com transmissão pelo Facebook do Museu Major José Levy Sobrinho.

 A primeira mesa, dedicada a estudos de caso sobre documentação de acervos, será realizada das 9h às 12h, com a presença de representantes do Museu Major José Levy Sobrinho (Limeira-SP), do Museu Nossa Senhora Aparecida (Aparecida-SP) e do Museu da Pessoa (São Paulo-SP). Já na parte da tarde, das 14h às 17h, os estudos voltam-se ao tema da conservação, com casos do Museu de Limeira, do Centro de Memória-Unicamp (Campinas-SP) e do Museu da Imagem e do Som (Campinas-SP).

 Conforme apontou a diretora do Museu de Limeira, Profa. Dra. Adriana Pessatte Azzolino, o evento “marca também o final do projeto PROAC em curso desde 2019, responsável por promover um intenso processo de modernização na instituição, visando aperfeiçoar os procedimentos para a documentação, preservação e difusão de seu acervo”. O projeto teve como proponente a Academia Limeirense de Letras (ALLe). Já para o Prof. Dr. André Luiz Paulilo, diretor do Centro de Memória-Unicamp, poder participar assessorando esta iniciativa foi muito importante, já que “demonstra o papel da universidade pública junto à comunidade e do CMU como espaço produtor e disseminador de conhecimento”. Desde maio de 2020, existe um convênio entre o CMU e o Museu de Limeira visando implementar ações de assessoramento de cunho museológico e arquivístico para a instituição.

 A mesa de abertura do evento contará com as presenças do professor José Farid Zaine (Secretário Municipal de Cultura de Limeira), da Profa. Dra. Adriana Pessatte Azzolino, Wagner Fróes (Vice- presidente da Academia Limeirense de LetrasALLe) e Davidson Panis Kaseker (Diretor do Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus – GTC SISEM-SP).

 Para Farid, sob a gestão do prefeito Mario Botion, foi possível que o Museu de Limeira avançasse em muitos aspectos, sobretudo na questão da informatização do seu acervo e na atualização da exposição de longa duração, que fica instalada no espaço físico do Museu.

 O apoio é do SISEM-Sistema Estadual de Museus, da ALLe e do Governo do Estado de São Paulo, por meio do Programa de Ação Cultural da Secretaria do Estado de Cultura e Economia Criativa.

 O seminário oferecerá certificação aos ouvintes, mediante link de inscrição oferecido durante as duas mesas da atividade virtual.

 SERVIÇO

 I Seminário Documentação & Conservação de acervos culturais

 Dia 4 de março de 2021, das 9h às 12h e das 14h às 17h

 Transmissão pela página do Facebook do Museu Major José Levy Sobrinho (https://www.facebook.com/museudelimeira) (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários