Por: Redação Notícia de Limeira | Publicado em 18 de fevereiro de 2021

Compartilhe

 Município fechou 2020 com índice de 18,4% em perdas; um dos menores do país

 Essencial para a eficiência operacional do saneamento básico da cidade, as ações de combate às perdas de água no sistema de distribuição de Limeira se mantêm em destaque no cronograma de trabalho da BRK Ambiental em 2021.

 A concessionária, responsável pelos serviços de água e esgoto no município, tem previstos para este ano a substituição de oito quilômetros de redes antigas e de 1.600 ramais de ligação, a criação de novas zonas de macromedição e a ampliação do sistema de otimização de bombas. Também fazem parte do cronograma anual de trabalho da empresa a continuidade dos serviços de caça vazamentos invisíveis, a substituição de 12,5 mil hidrômetros e a fiscalização de pontos de fraudes e irregularidades.

 “O principal objetivo dessas ações é garantir maior disponibilidade de água para a população de Limeira e permitir o crescimento ordenado do município, diminuindo o impacto ambiental na captação e prestando assim um serviço de qualidade para a cidade. Elas vão ocorrer durante toda a concessão, uma vez que essa é uma atividade rotineira e contínua”, complementa Rogério Lima, gerente de operações da BRK Ambiental em Limeira.

 O programa de controle de perdas da BRK Ambiental já apresenta resultados bastante expressivos. Limeira encerrou 2020 com um índice de 18,4% em perdas de água. Numa comparação com 1995, quando os serviços de água e esgoto foram concedidos à iniciativa privada, as perdas no sistema de distribuição de água de Limeira eram superiores a 45%. E, segundo o levantamento mais recente divulgado pelo Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), o Brasil ainda convive com o alto índice de 39,2% em perdas de água.

 As perdas de água são representadas por todo o volume de água tratada distribuída pelas redes e, que de alguma maneira, chega a ser desperdiçada, seja por vazamentos, por falhas no sistema de medição ou até por ligações clandestinas.

 A BRK Ambiental tem buscado, de forma contínua, aprimorar o sistema de controle de perdas adotado em Limeira. Os resultados de 2020 são frutos de um conjunto de ações já executadas durante o ano como a substituição de 3,2 quilômetros de redes de água, a pesquisa ativa de vazamento em 100% da cidade – localizando 267 vazamentos não visíveis, a implantação de sistema para otimização de operação de bombas em uma estação elevatória de água, a criação de uma nova zona de macromedição e de cinco novas zonas de Válvula Reguladora de Pressão, além da substituição de 10,3 mil hidrômetros na cidade.

 O combate às perdas de água, principalmente por meio do controle de vazamentos, é fundamental para a redução do índice e para melhoria e otimização de todo o sistema. “A redução das perdas não é um ato isolado, mas de todos. Por isso, sempre quando houver uma suspeita de vazamento é importante comunicar diretamente a concessionária. A participação e o envolvimento da população são fundamentais para que Limeira reduza ainda mais suas perdas e se mantenha referência em saneamento”, comenta Lima.

 O contato com a concessionária pode ser feito gratuitamente pelo 0800-7710001, 24h por dia, pelo site www.brkambiental.com.br/limeira ou pelas redes sociais. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários