Por: Renan Isaltino | Publicado em 18 de fevereiro de 2021

Compartilhe

 O dispositivo é concedido às mulheres vítimas de violência que estão sob risco iminente de agressão

 A vice-prefeita de Limeira, Erika Tank, recebeu na manhã desta quinta-feira (18), a vereadora de Iperó, Ivania Aparecida Ricezi Calixto, e seus assessores, para apresentar o Botão do Pânico. O dispositivo é concedido às mulheres vítimas de violência que estão sob risco iminente de agressão. O encontro ocorreu na sede da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil e contou com a presença da assessora de Proteção Especial do Ceprosom, Paula Furlan Gomes, da coordenadora da Casa da Mulher Vítima de Violência, Marina Alencar, e do diretor administrativo da Secretaria de Segurança, José Roberto Ferreira Alves.

 Limeira foi a primeira cidade do Estado de São Paulo a implantar a tecnologia, em 2016, a partir de iniciativa da vice-prefeita – que na época era vereadora. Quando acionado pela vítima, o Botão do Pânico emite um alerta que é captado pela Central de Operações da Guarda Civil Municipal, para o envio imediato de uma viatura até o local.

 Erika Tank destacou que o programa recebe apoio integral do Poder Judiciário, sendo que o dispositivo é entregue apenas às mulheres que possuem Medida Protetiva expedida pelo Tribunal de Justiça. “São mulheres que precisam de respaldo das forças policiais, que enfrentam risco de feminicídio”, salientou.

 O Botão do Pânico, conforme a vice-prefeita, integra um conjunto de ações voltadas à proteção da mulher, como a Rede Elza Tank de Atendimento Integrado à Mulher em Situação de Violência e a Patrulha Maria da Penha – uma unidade da Guarda Civil Municipal especialmente treinada para atuar nesses casos.

 Em 2018, o Botão do Pânico ganhou uma versão tecnológica mais atualizada. Quando acionado, o aparelho passa a captar todo o áudio da ocorrência, permitindo aos GCMs saber previamente a gravidade da situação enfrentada pela vítima. Segundo Paula Furlan, um banco de dados com informações da mulher e do agressor também pode ser acessado no momento da ocorrência.

 Integrante da Comissão de Justiça e Redação da Câmara de Iperó, Ivania Calixto fez uma avaliação positiva do Botão do Pânico e salientou que pretende lutar pela sua implementação no município. A vereadora contou que, durante a campanha política, muitas mulheres externaram a preocupação com a violência contra a mulher. Segundo ela, essa situação levou-a a pesquisar políticas públicas nessa área, até que tomou conhecimento das ações adotadas pela Prefeitura de Limeira. “Achei sensacional essa iniciativa, é uma medida de extrema importância para preservar a vida dessas mulheres”, frisou. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários