Por: Renan Isaltino | Publicado em 19 de fevereiro de 2021

Compartilhe

 Documento apresenta um resumo dos dados coletados em Limeira em 2020

 Com o objetivo de garantir o direito de acesso à informação sobre a água consumida na cidade, a BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Limeira, elabora anualmente um relatório com um resumo das análises realizadas durante o ano. O documento, que começa a chegar aos clientes a partir da próxima semana, atesta que a água distribuída atende a todos os padrões de qualidade necessários para o consumo humano e pode ser consumida sem qualquer risco.

 O relatório, que é entregue pelos agentes comerciais da concessionária, descreve o processo de distribuição de água potável desde a captação nos mananciais até o cavalete dos imóveis, além de detalhar os números relativos ao controle de qualidade para a melhoria contínua do processo. Dessa forma, os moradores de Limeira podem conhecer a origem e entender como é realizado o tratamento da água que recebem e consomem em seus imóveis.

 A tecnologia utilizada pela BRK Ambiental controla os parâmetros físico-químicos (cor, cloro, flúor, turbidez e PH) e microbiológicos da água. A concessionária controla também, de forma criteriosa e detalhada, a qualidade e quantidade dos mananciais das cidades onde atua durante todo o ano.

 O relatório com os dados de 2020 está sendo distribuído em um folheto. A entrega cumpre o Decreto Federal nº 5.440/2005, a Portaria 2914/2011 do Ministério da Saúde e a Lei 8078/1990. “Este relatório é importante para que os limeirenses tenham conhecimento de todo o controle feito pela empresa para oferecer uma água segura, sem riscos à saúde”, afirma Rogério Lima, gerente de operações da BRK Ambiental em Limeira.

 Para atingir resultados positivos, a concessionária realiza um rígido controle de qualidade que consiste em monitoramentos em tempo real e análises laboratoriais, desde a captação dos mananciais (Rio Jaguari e Ribeirão Pinhal), passando pelo processo de tratamento até às redes de distribuição. “Em média, são realizadas mais de 7.700 análises por mês da água produzida; quantidade duas vezes superior em relação ao previsto pela legislação. Isso traduz nosso compromisso com a água fornecida à população e nosso respeito com a saúde dos limeirenses”, complementa o gerente da concessionária.

 A BRK Ambiental também conta com um Laboratório Móvel, serviço gratuito que presta atendimento em residências e comércios, sempre que há dúvidas sobre a qualidade da água. O Laboratório Móvel analisa a potabilidade da água e permite que o controle da qualidade seja mais rigoroso e transparente. Os resultados saem na hora e a solicitação do serviço pode ser feita pelo 0800 771 0001.

 Além disso, os laboratórios da BRK Ambiental em Limeira possuem sua gestão e procedimentos reconhecidos internacionalmente, conforme requisitos estabelecidos pelo Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001:2015 e Acreditação pelo Inmetro, conforme Norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017.

 As informações que constam na publicação e os índices de análises sobre a qualidade da água também estão disponíveis na internet, no link www.brkambiental.com.br/limeira, e podem ser consultados mensalmente no link Qualidade de Água. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários