Por: Redação NL | Publicado em 19 de fevereiro de 2021

Compartilhe

 Do total de vacinados, 4.121 são profissionais da saúde; 318 são idosos abrigados e 92 cuidadores; e 4.911 com 80 anos ou mais

 A Secretaria de Saúde de Limeira divulgou hoje (19) que 9.442 doses das vacinas contra a Covid-19 foram aplicadas no município. Desse total, 9.195 são da primeira dose e 247 da segunda dose – que está sendo aplicada nos profissionais da saúde de linha de frente, das redes pública e particular. Do total de vacinados, 4.121 são profissionais da saúde; 318 são idosos abrigados e 92 cuidadores; e 4.911 com 80 anos ou mais.

 De acordo a pasta, das 13.055 doses recebidas pelo município, 3.779 foram reservadas para a segunda dose no público-alvo – o que já está sendo feito. Na rede pública, a dose de reforço é aplicada internamente. Já na rede particular, a Vigilância Epidemiológica fez a distribuição para que os hospitais façam a aplicação das doses nos profissionais de saúde.

 Outro dado importante divulgado pela pasta é uma perda técnica que é esperada, principalmente nas vacinas de Oxford/AstraZeneca. Desde o início da vacinação, a pasta registrou a perda de 121 doses. “Como são frascos de 10 doses, no processo de aspiração, pode ocorrer essa perda, o que é comum em outras campanhas de vacinação”, explica o diretor de Vigilância em Saúde, Alexandre Ferrari.

 No entanto, nos frascos multidoses da CoronaVac, acontece o contrário. “Conforme anunciado pelo próprio Instituto Butantan, os vacinadores conseguem extrair mais do que 10 doses em alguns dos frascos, o que é muito positivo para nós”, ressalta Ferrari. Com isso, o município registrou um rendimento de 340 doses, que foram utilizadas exclusivamente nos grupos prioritários.

 Limeira suspendeu, desde hoje (19), a vacinação espontânea nos postos de saúde e no drive-thru até que Governo do Estado de São Paulo encaminhe novas doses, o que está previsto para semana que vem. Até lá, a cidade segue na imunização de idosos acamados já agendados, bem como dos profissionais de saúde com 50 anos ou mais e com CNES ativo. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários